A Educação permanente em saúde como pilar para qualificação de profissionais na assistência de pré-natal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMessias, Claudia Maria-
Autor(es): dc.contributorGarrido, Aldira Samantha-
Autor(es): dc.contributorMatos, Patrícia Salles Damasceno de-
Autor(es): dc.creatorRangel, Juliana Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760563-
Descrição: dc.descriptionO pré-natal tem como um dos objetivos garantir o desenvolvimento da gestação, assumindo e proporcionando o foco de um parto para um recém-nascido saudável, livre de malefícios para a saúde da mãe e do bebê. É coerente que uma atenção pré-natal que promova um serviço de qualidade e humanizada, ocorra através do desenvolvimento de atividades acolhedoras, onde intervenções e práticas desnecessárias não façam parte de sua caracterização. O trabalho em equipes multiprofissionais na Atenção Básica tornou-se um dos principais instrumentos de intervenção, visto que as decisões e práticas emergem a partir de um pensamento de equipe, além da ampliação da prática de intervenção para além do âmbito individual e clínico. A prática multiprofissional, interdisciplinar, também pode ser encontrada atrelada à humanização e qualificação profissional em outro programa instituído pelo Ministério da Saúde como a transformação nos serviços, no ensino e na condução do sistema de saúde não pode ser considerada questão simplesmente. Este estudo tem por objetivo analisar a relação da qualificação profissional no cuidado pré-natal com o exercício de educação permanente em saúde, buscando relacionar os dados de artigos pré selecionados, abordando temas relativos à identificação das dificuldades encontradas na implementação da educação permanente entre profissionais da assistência pré-natal, mapeamento da dimensão do alcance da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nos setores pré-natal e avaliação, dentro da literatura, das conseqüências da prática de educação permanente para a equipe multiprofissional do setor pré-natal. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, com empenho de alcançar os objetivos do trabalho, por meio de uma revisão integrativa de literatura. O conteúdo em pesquisa demonstra a relação do investimento da prática de Educação Permanente em Saúde para a qualificação na assistência e do acesso adequado à gestante, visando a humanização e integralidade do cuidado-
Descrição: dc.descriptionPrenatal care aims to ensure the development of pregnancy, assuming and providing the focus of a delivery for a healthy newborn, free of harm to the health of the mother and baby. It is coherent that prenatal care that promotes a quality and humanized service occurs through the development of welcoming activities, where unnecessary interventions and practices are not part of its characterization. It is the duty of professionals to exercise their activities of comprehensive care and health promotion and prevention, with qualified listening to the reality and needs of patients. Work in multidisciplinary teams in Primary Care has become one of the main instruments of intervention, since decisions and practices emerge from a team thinking, in addition to the expansion of the intervention practice beyond the individual and clinical scope. The multidisciplinary, interdisciplinary practice can also be found related to humanization and professional qualification in another program instituted by the Ministry of Health as the" transformation in services, teaching and conducting the health system cannot be considered a question simply. This study aims to analyze the relationship of professional qualification in prenatal care with the exercise of permanent health education, seeking to relate the data of pre-selected articles, addressing themes related to the identification of difficulties encountered in the implementation of continuing education among prenatal care professionals, mapping the dimension of the scope of the National Policy for Permanent Education in Health in the prenatal and evaluation sectors, within the literature, the consequences of the practice of continuing education for the multidisciplinary team of the prenatal sector. This is a descriptive study with a qualitative approach, with an effort to achieve the objectives of the work, through an integrative literature review. The research content demonstrates the relationship between the investment of the practice of Permanent Health Education for the realization of qualification in care and adequate access to pregnant women, aiming at the humanization and integrality of care-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCuidado pré-natal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCuidado pré-natal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPrenatal care-
Palavras-chave: dc.subjectPermanent health education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional qualification-
Título: dc.titleA Educação permanente em saúde como pilar para qualificação de profissionais na assistência de pré-natal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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