Educação permanente: uma estratégia para redução dos incidentes no preparo e administração dos medicamentos intravenosos na terapia intensiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Benedito Carlos-
Autor(es): dc.contributorChagas, Magda-
Autor(es): dc.contributorSouza, Andrea Cardoso de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760543-
Descrição: dc.descriptionO objeto do estudo é a educação permanente em saúde a partir de aspectos técnicos observados no preparo e administração de medicamentos intravenosos na terapia intensiva. O objetivo geral foi analisar incidentes no preparo e administração da terapia medicamentosa intravenosa, como estratégia de educação permanente. Os objetivos específicos foram descrever a prática laborativa da equipe técnica na terapia medicamentosa intravenosa no cenário do estudo; analisar as características da assistência prestada pela equipe técnica de saúde que se associam ao aparecimento dos incidentes no preparo e administração dos medicamentos no setor investigado; e propor programa na perspectiva da educação permanente em saúde baseados nos incidentes encontrados no preparo e administração dos medicamentos intravenosos. Material e Método: Pesquisa descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa e observação participante, tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF sob parecer nº 1.118.304. Foi desenvolvida em um Centro de Tratamento Intensivo de Adulto na Região do Médio Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos do estudo foram os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que aceitaram participar e concordaram com os procedimentos éticos disciplinados pela Resolução nº 466/12. Toda a observação realizada utilizou como instrumento um roteiro sistematizado, tipo check-list. Critério de inclusão: medicações intravenosas preparadas e administradas por Auxiliares e Técnicos de Enfermagem sob prescrição médica. Critério de exclusão: medicações administradas por ordem verbal. Resultados: Foram totalizadas 169 doses. Conclusão: A frequência mostra que os ofensores incidem na técnica de assepsia, na utilização do equipamento de proteção individual, na limpeza da bancada, na identificação do medicamento, na técnica de administração do medicamento e na técnica de antissepsia para administrar o medicamento. Desta forma, a pesquisa contribui com instrumento para direcionar as condutas na fase de preparo e administração de medicamentos intravenosos-
Descrição: dc.descriptionThe object of study is Health permanent education based on technical aspects observed during preparation and administration of intravenous medication on intensive care unit. The main goal consisted in analyzing incidents during preparation and administration of intravenous medication, as a strategy to permanent education. The specific goals consisted in describing the work activity, on the study context, of the technical team during intravenous medication therapy; analyzing the characteristics of care provided by the technical health team which is associated to the occurrence of incidents during preparation and administration of medication on the sector under study; and proposing a program about permanent health education based on the incidents that occurred during preparation and administration of intravenous medication. Material and Method: Descriptive research, having qualitative and quantitative approaches and participant observation, which was approved by the UFF’s Ethics on Research Committee under the statement nº 1.118.304. It was developed on an Adult Intensive Care Unit in Médio Paraíba Region, in Rio de Janeiro State. The subjects of study were Nursing Assistants and Technicians who accepted to participate and agreed with the ethic procedures registered on Resolution nº 466/12. The instrument used by the observation was a systemized guide, as a check-list. Inclusion Criteria: intravenous medications prepared and administrated by nursing assistants and technicians on medical prescription. Exclusion criteria: medication administration in verbal order. Results: In total 169 shots. Conclusion: The frequency shows that the errors occur on: asepsis technique, individual protection equipment utilization, work surface cleaning, identification of the medication, and antisepsis technique to the medication administration. Therefore, the research contributes as an instrument to guide how to behave during preparation and administration of intravenous medication-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de terapia intensiva-
Palavras-chave: dc.subjectErros de medicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectErros de medicação-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia intensiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectContinued education-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectIntensive care unit-
Palavras-chave: dc.subjectMedication errors-
Título: dc.titleEducação permanente: uma estratégia para redução dos incidentes no preparo e administração dos medicamentos intravenosos na terapia intensiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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