A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A CIDADANIA: Um olhar através da legislação educacional brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbrate Luigi Junior, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorRAMOS MENDONÇA, PAULA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760541-
Descrição: dc.descriptionA moderna concepção de cidadania foi estabelecida por Thomas Marshall, na Inglaterra do século XX, estabelecendo os direitos civis, políticos e sociais. Esse conceito tem variado ao longo tempo e, para além da teoria política, também se faz presente na teoria educacional. No Brasil, com o fim da ditadura, período de supressão explícita de direitos, houve um processo de redemocratização, resultando na elaboração da Constituição de 1988, cujo texto propõe o preparo do indivíduo para o exercício da cidadania. Houve, a partir dos anos 1990, um movimento mundial visando enfatizar o papel da educação na formação cidadã. No caso do Brasil, isso foi assumido pelos documentos orientadores da educação brasileira, criados em complementação à Constituição, principalmente os seguintes: LDBEN, PCN, DCNEB e BNCC. A Educação Geográfica possibilita a compreensão crítica do mundo, emergindo nesse cenário como contribuinte para a discussão cidadã, considerada a sua dimensão espacial. Com base em uma revisão bibliográfica e na análise de documentos, o presente trabalho tem como objetivos: analisar a concepção de cidadania presente nos documentos norteadores da educação brasileira; entender o papel do território como base para a efetivação da cidadania; e compreender o vínculo entre a Educação Geográfica e a promoção da cidadania.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Geográfica; Cidadania; Território.-
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A CIDADANIA: Um olhar através da legislação educacional brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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