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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ciavatta, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Rummert, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Ventura, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.contributor | Algebaile, Eveline Bertino | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Marise Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Davi Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23825 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760536 | - |
Descrição: dc.description | No processo de investigação científica da realidade educacional, e fundamentados pelo materialismo histórico-dialético, verificamos que a educação básica pública vem sofrendo uma ofensiva de mercantilização e privatização orquestradas pelas frações do empresariado, numa conjuntura advinda da consolidação e expansão da reestruturação produtiva segmentada pela contrarreforma neoliberal da década de 1990. O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Trabalho-Educação e versa sobre o processo de empresariamento da educação básica por meio das parcerias público-privadas (PPPs), desenvolvidas entre os aparelhos privados de hegemonia (APH) da burguesia e as escolas públicas, visando, como objetivo central, a análise das imbricações e manifestações da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) “Associação Parceiros da Educação” no processo de constituição de parcerias com escolas estaduais e municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Temos como marco histórico o “Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado” (PDRAE) de 1995, formulado por Luís Carlos Bresser Pereira, e difusor da gerência neoliberal que instituiu formas de limitar a ação do Estado, flexibilizando as relações de trabalho e a passagem da gestão dos serviços públicos não-estatais (educação, saúde, museus, etc.) para as organizações da sociedade civil (OSs, OSCIPs, FASFILs, ONGs). O movimento de subsunção da educação pública aos aparelhos privados de hegemonia empresarial, demonstra a articulação da classe dominante para a formulação de políticas educacionais, bem como do seu caráter vinculado com a agenda neoliberal de mercantilização e desmonte dos serviços públicos, contribuindo para o sucateamento das instituições educacionais e a precarização do trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In the scientific investigation process on the educational reality, fundamented on Dialectical-Historical Materialism, we can verify that the basic education offered by the government has been under an mercantilization and privatization process, whom is being orchestrated by parts of the business community, in a conjecture that rose from the consolidation and expansion that came from the Neo-Liberal productive reestructuracion in the 90s. This essay puts itself on the Education-Work line of research, approaching the entrepreneurial process regarding basic educational, which was made possible through PPPs (Public-Private Partnership), whom was only made possible because of the PHDs (Private Hegemony Devices) between the bourgeoisie and public schools, aiming, as the central objective, a imbrication analysis and the manifestations made by the Public Interest Civil Society (PICS) “Associação Parceiros da Educação” in the partnership maintenance process with state schools from São Paulo and Rio de Janeiro. We have, as a historic mark, the “Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado” (State Devices Rebuild Process Master Plan), formulated by Luis Carlos Bresser Pereira, who was the main spokesperson for this greedy Liberal plan, which instituted ways of limiting the States power of action, flexibilizing the work relations and changing the way Non-Public Statal Services are transferred from Non- Public Statal Services to Civil Society organizations. Public education subsumption process towards Big Business hegemonic private devices show how badly the dominant class can impact the educational institutions when articulated, aiming to formulate new educational policies (which are vinculated with the Neo-Liberal mercalization agenda), which contributes to the scrapping of the educational institutions and the precarization of work. | - |
Descrição: dc.description | 144f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresariamento da educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aparelhos Privados de Hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercantilização da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatização na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Mercantilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private Hegemony Devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship Of The Public Education | - |
Título: dc.title | A mercantilização da educação pública: a OSCIP "Parceiros da Educação" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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