O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Douglas Santos Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorDutra, Rafael de Sousa-
Autor(es): dc.contributorHelayël-Neto, José Abdalla-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4525592246104410-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0015478917428941-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1384421730870729-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4044332658989430-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jean Carlo Falcão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22259-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760521-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe present work has the objective of proposing a teaching sequence for the study of electrodynamics in Youth and Adult Education (EJA). The proposal is in agreement with the minimum curriculum of the IV EJA module of the state of Rio de Janeiro and with the National Comon Curriculum (BRASIL, 2018). In this master thesis are presented the historical references of the EJA, the theoretical-pedagogical foundation of science teaching, related to the contents of physics, in accordance with official documents, such as, Education Guidelines and Bases Laws (LDB), National Curriculum Parameters (PCN), National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), Curriculum Guidelines for High School (OCEM), following the three pedagogical moments (3MP) proposed by Demétrio Delizoicov and José André Angotti in 1990 with specific and differentiated functions, which consists of proposing an initial problematization, organize and apply the knowledge. The educational product consists of approaching the contents based on short stories related to the daily life of students in the mangá style, from a pre-testing and post-testing, exercises solving and experimental activities using low-cost materials to present content to students in a more contextualized way with the real world. The product was applied and it has provided a great students’ involvement. The results show that the students have reached new knowledge throughout the proposed classes. Quantitative and qualitative analysis were carried out with the pre-testing and post-testing confirming that the way the contents approached provided the construction of a new knowledge to the students of EJA-
Descrição: dc.description185f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectrodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Título: dc.titleO ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá-
Título: dc.titleThe electrodynamics teaching at EJA based on mangá comic strips-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.