Dislexia e o processo de medicalização da aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.creatorSilva, Iúry Fagundes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760510-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo sobre o conceito de dislexia e a criação de uma suposta patologia. Além de debater sobre o processo de medicalização que a cada dia vem se fortalecendo no processo de ensino aprendizagem de crianças que trazem consigo diversos diagnósticos, em especial, a dislexia. Apresenta um estudo de caso de uma mediação escolar que se torna essencial a ponto de analisar todo o contexto de uma criança dita disléxica e que passa por diversas dificuldades em seu processo de aquisição da leitura e escrita, chegando a ser um “objeto” no meio da família que não compreende sobre o assunto e a escola que diz ser inclusiva, mas, não é-
Descrição: dc.descriptionThe present work is the conclusion of a coarse that presents a reflective study on the concept of dyslexia and the creation of a supposed pathology. Additionally it discusses the practice of medicalization, that is becoming common practice in the effort of teaching these children with their particular process of learning and the several “diagnoses” that is associated to them, especially dyslexia. It presents a study of a school mediation case that becomes essential to reveal problems with the entire context that shows the child seen as dyslexic. Often the child experiences difficulties in his process of reading and writing, and is treated as an “object” inside the context of their own family, that does not have a complete understanding of the subject. This is further complicated by the school that labels itself as inclusive, but in fact, is not-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização-
Palavras-chave: dc.subjectMediação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDyslexia-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization-
Palavras-chave: dc.subjectSchool mediation-
Título: dc.titleDislexia e o processo de medicalização da aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.