Dimensionamento e análise estrutural de uma manga de eixo para veículo fora de estrada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernadá, Gabriel Mario Guerra-
Autor(es): dc.contributorMoraes Júnior, José Mauro-
Autor(es): dc.contributorXavier, Marcel Duarte da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Ricardo Andrade dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760506-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata, especificamente, da análise e dimensionamento estrutural de um dos principais componentes dos veículos BAJA SAE, chamado de manga de eixo. Este componente tem um papel fundamental na dinâmica do carro e é responsável por suportar outros componentes como, as pinças de freio, braços de suspensão, barras de direção, barras de convergência e cubo de roda. Por este motivo, a manga deve ser muito bem projetada para garantir sua confiabilidade já que necessita suportar esforços significativos. Os principais esforços que atuam nela são, as forças de aceleração e frenagem conjuntamente com as forças laterais e normais que atuam nos pneus. Além de uma proposta de geometria para a manga, foram avaliados diferentes materiais com que pode ser construída sob diversas situações de carregamento pelas quais o componente é submetido durante competições. Esforços decorrentes do terreno acidentado foram calculados através de equações clássicas de mecânica veicular e utilizados como condições de contorno em análises, através do método de elementos finitos para analisar em detalhe o comportamento da geometria proposta e materiais propostos. Foram gerados resultados de esforços que garantem a confiabilidade do componente em todos os cenários analisados utilizando ambos os materiais testados, denotando que a decisão para o uso do material será determinada pelo peso do componente e seu custo de fabricação-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBAJA SAE-
Palavras-chave: dc.subjectManga de eixo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise em elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectSuspensão de automóvel-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo automotivo-
Título: dc.titleDimensionamento e análise estrutural de uma manga de eixo para veículo fora de estrada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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