Denunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Lídia Silva de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Debora Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760494-
Descrição: dc.descriptionAborda através de artigos sobre biblioteca escolar encontrados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia (BRAPCI) a presença e/ou ausência sobre a questão na pesquisa científica e as vertentes discutidas nos periódicos dos anos de 1972 a 1976 e 2009 a 2013. Aponta os fundamentos e conceitos do tema biblioteca escolar e a importância do assunto a ser discutido nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Distingue os artigos sobre biblioteca escolar dos cinco primeiros anos (1972 a 1976) inseridos na base de dados e posteriormente realiza-se uma análise comparativa com os cinco últimos anos (2009 a 2013) inseridos na base sobre a temática. Por meio dos resultados revela a produção de artigos sobre o tema bibliotecas escolares no campo informacional, como também analisa suas formas de abordagens. Em suma, propõe que a questão das bibliotecas escolares seja discutida e evidenciada nas universidades e indica que novas alternativas de forma criativa e ousada sejam colocadas por meio dos bibliotecários escolares para a resolução dos problemas apontados nas discussões em artigos-
Descrição: dc.descriptionDirección a través de los artículos sobre la biblioteca escolar que se encuentran en la Base Referencial de artículos de periódicos en Ciência de la Información, Biblioteconomía y Arquivologia (BRAPCI) la presencia y/o ausencia sobre el tema en la investigación científica y los aspectos que se tratan em los periódicos de años desde 1972 a 1976 y de 2009 a 2013. Señala los fundamentos y conceptos del tema biblioteca escolar y la importância del cuestión a tratar en los cursos del graduación en Biblioteconomia. Distingue los artículos sobre la biblioteca escolar de los primeros cinco años (1972 a 1976) insertado en la base de datos y despúes realiza un análisis comparativo con los últimos cinco años (2009 a 2013) insertado en la base sobre el tema. Por medio de los resultados revela la producción de artículos sobre el tema de las bibliotecas escolares en el campo informativo, como también analiza sus formas de enfoques. En resumen, propone que la cuestión de las bibliotecas escolares se discute y se pone de manifiesto en las universidades e indica que nuevas alternativas creativamente y con valentía se colocan a través del bibliotecários escolares para la resolución de los problemas mencionados en las discusiones de los artículos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário en la escuela-
Título: dc.titleDenunciar e anunciar?: tendências da produção de conhecimento sobre bibliotecas escolares no Brasil – 1972 a 2013-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.