Ensino superior e desenvolvimento em Moçambique: relato de uma experiência de pesquisa juntos a professores e alunos na Universidade Eduardo Mondlane

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Sidnei Clemente-
Autor(es): dc.contributorBronz, Deborah-
Autor(es): dc.contributorPessoa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lucas Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24386-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760483-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar as reflexões suscitadas pela realização do campo da pesquisa financiada pelo Programa de Mobilidade Internacional Capes/AULP, edital n° 33/2012, intitulada “Políticas Públicas e movimentos sociais na institucionalização dos processos socioambientais: uma análise comparativa entre Moçambique e Brasil” realizado em Maputo, capital de Moçambique, entre Agosto e Novembro de 2017. Tendo como material este período de vivência in loco, busco a partir de consultas bibliográficas e de aspectos referentes à realização da minha pesquisa enquanto estudante de Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane, analisar o modo como historicamente o Ensino Superior em Moçambique demonstra ainda hoje manter uma agenda de ensino e pesquisa alinha aos interesses políticos de países estrangeiros, que por sua vez, são os principais financiadores de estudos científicos no país e que promovem mudanças estruturais na esfera social moçambicana através da veiculação de discursos desenvolvimentistas. Meu intento é contribuir com as reflexões acerca dos efeitos que essa dependência do capital estrangeiro exerce sobre os projetos implementados pelos governos moçambicanos através dos anos.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present the reflections raised by the field of research funded by the Capes International Mobility Program / AULP, Publication No. 33/2012, entitled “Public Policies and Social Movements in the Institutionalization of Social and Environmental Processes: A Comparative Analysis between Mozambique” and Brazil ”held in Maputo, the capital of Mozambique, between August and November 2017. Having as a material this period of experience in loco, I search from bibliographic consultations and aspects related to the accomplishment of my research as a student of Sociology at Eduardo University. Mondlane, to analyze how historically Higher Education in Mozambique still demonstrates today to maintain a teaching and research agenda in line with the political interests of foreign countries, which in turn are the main funders of scientific studies in the country and that promote structural changes in the country. Mozambican social sphere through the delivery of developmental discourses. My intention is to contribute to the reflections about the effects that this dependence on foreign capital has on the projects implemented by the Mozambican governments over the years.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present the reflections raised by the field of research funded by the Capes International Mobility Program / AULP, Publication No. 33/2012, entitled “Public Policies and Social Movements in the Institutionalization of Social and Environmental Processes: A Comparative Analysis between Mozambique” and Brazil ”held in Maputo, the capital of Mozambique, between August and November 2017. Having as a material this period of experience in loco, I search from bibliographic consultations and aspects related to the accomplishment of my research as a student of Sociology at Eduardo University. Mondlane, to analyze how historically Higher Education in Mozambique still demonstrates today to maintain a teaching and research agenda in line with the political interests of foreign countries, which in turn are the main funders of scientific studies in the country and that promote structural changes in the country. Mozambican social sphere through the delivery of developmental discourses. My intention is to contribute to the reflections about the effects that this dependence on foreign capital has on the projects implemented by the Mozambican governments over the years.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectMozambique-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Título: dc.titleEnsino superior e desenvolvimento em Moçambique: relato de uma experiência de pesquisa juntos a professores e alunos na Universidade Eduardo Mondlane-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.