Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Valpassos, Carlos Abraão Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Angelo, Thamires Pessanha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14477 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760468 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como finalidade compreender como os discentes do Ensino Médio desse município vem percebendo a imagem do indígena na cidade de Campos dos Goytacazes na contemporaneidade. A princípio essa pesquisa surgiu a partir de inquietações próprias onde se buscava entender melhor a história e memória das etnias indígenas que um dia habitaram a antiga capitania de São Tomé. Para elaboração dessa pesquisa utilizou-se como fontes iniciais arquivos literários que continham relatos de viajantes que passaram por esse território durante o período do século XV ao XX. Após o que foi analisado em relação a história desses povos tradicionais o presente trabalho optou por escolher turmas distintas do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição escolar deste município para trabalho de campo, aplicação de questionários e observações das aulas para entender como esse assunto vem sendo tratado no contexto escolar tendo também como base a Lei nº 11.645/08 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand how the high school students of this municipality has been perceiving the image of the indigenous in the city of Campos dos Goytacazes in contemporary times. At first this research arose out of own anxieties that sought to better understand the history and memory of the indigenous ethnic groups that once inhabited the old captaincy of São Tomé. In order to elaborate this research it was used as initial sources literary archives that contained reports of travelers who passed through this territory during the period from the fifteenth to the twentieth century. After analyzing the history of these traditional peoples, the present study chose to choose distinct classes of the first, second and third year of high school from a school in this municipality for field work, questionnaires and classroom observations to understand as this subject has been dealt with in the school context also based on Law 11.645 / 08 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índio do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | O índio sumiu e "ninguém" viu: memórias indígenas em Campos dos Goytacazes - RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: