Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eliane Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5088894307129020 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1669330469408012 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Eder Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0293471638186783 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1669330469408012 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bulnes, Amélia Marina Morillas | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Diva Cristina Morett Romano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5091752469122850 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6847926501184139 | - |
Autor(es): dc.creator | Faial, Cidllan Silveira Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760467 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: O corpo é o meio de relacionamento do indivíduo consigo, com seus pares e com o mundo. Na Educação Física, sítio de interações e desafios, oportuniza-se a emancipação do ser adolescente nas experiências corporais vivenciadas nos Relacionamentos Humanos Intra, Inter e Mundopessoais (RHs-Intra, Inter e Mundopessoais) do aluno, implicando diretamente sua relação consigo, com o outro e com o mundo, e perpassa seu bem-estar biopsicossocial e noético em novas perspectivas de cuidado em saúde. Este estudo misto tem como Objeto de Investigação a percepção de sentido da vida como perspectiva de cuidado em saúde ao aluno adolescente através de seus RHs-Intra, Inter e Mundopessoais, vivenciados em suas experiências corporais nas aulas de Educação Física a partir da proposta de Humanização Curricular da Educação Física do Ensino Médio. Questões de Pesquisa: 1- Qual afinidade/aproximação do aluno com a disciplina de Educação Física do Ensino Médio? 2- Qual a percepção do aluno acerca do relacionamento humano, cuidado em saúde e sentido da vida nas aulas de Educação Física? 3- Qual a sensação de sentido da vida, atitude de estilo de vida saudável e a vivência de experiências corporais nas aulas de Educação Física pelos alunos, ao longo de um ano letivo para os três anos da Educação Física do Ensino Médio com o currículo pautado nos relacionamentos humanos? O Objetivo Geral do Estudo foi desvelar a percepção do aluno adolescente acerca de relacionamento humano, cuidado em saúde e sentido da Educação Física na vida e avaliar o perfil de relacionamento humano vivenciado na disciplina, o perfil do estilo de vida e a sensação de sentido da vida a partir das experiências corporais da Humanização Curricular da Educação Física do Ensino Médio. O Pressuposto de Tese assume que o corpo vivido nos relacionamentos humanos das aulas de Educação Física do Ensino Médio auxilia numa proposição de sentido da vida para atitudes de estilo de vida saudável pelo aluno e promove novas perspectivas de cuidado em saúde ao adolescente. Metodologia: A pesquisa se desenvolveu longitudinalmente em um ano letivo nas aulas de Educação Física do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio no IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, após aprovação no CEP-FM/UFF (Parecer nº. 3.231.624). De 195 alunos matriculados, recrutaram-se 149, dos quais 97 foram inclusos, 35 do 1º e do 2º Ano (Grupo I e II respectivamente) e 27 do 3º Ano (Grupo III). As entrevistas ocorreram no segundo mês de cada bimestre, facultado o momento da participação na condição de cumprir uma por semestre, e as duas entrevistas compuseram a fala do participante. Criaram-se três matrizes interpretativas para discussão: do Relacionamento Humano, do Cuidado em Saúde e do Sentido da Vida. O Questionário do Sentido da Vida, do Relacionamento Humano na Educação Física do Ensino Médio e o do Pentáculo do Bem-Estar foram aplicados simultaneamente no fim de cada bimestre, compondo quatro coletas por participante de acordo com as respectivas matrizes. Resultado: O primeiro resultado, considerado fundamento pedagógico do presente estudo, foi a publicação da implementação da proposta de Humanização Curricular da Educação Física do Ensino Médio. A afinidade dos participantes para com a disciplina apresentou-se bastante elevada nas duas abordagens. Da Matriz do Relacionamento Humano emergiram três categorias no Grupo I, duas no Grupo II e quatro no Grupo III; do Cuidado em Saúde emergiram três em todos os grupos; e do Sentido da Vida foram preestabelecidas quatro, de acordo com valores humanos, nos três grupos. Todas as matrizes interpretativas se mostraram alinhadas com a proposta implementada nos três grupos estudados e respaldadas pela abordagem quantitativa nos valores absolutos de suas médias, sem significância estatística para diferença das médias entre o primeiro e quarto bimestre em todas as matrizes e respectivos grupos; menos para o Grupo III da Matriz de Relacionamento Humano, que obteve diferença estatística com p = 0,019. Conclusão: Ao confirmar a tese de que o corpo vivido nos relacionamentos humanos das aulas de Educação Física do Ensino Médio auxilia na proposição de sentido da vida para atitudes de estilo de vida saudável pelo aluno e promove novas perspectivas de cuidado em saúde ao adolescente, o presente estudo, além de fundamentar uma prática pedagógica humanizada da Educação Física, oferece subsídios para novas pesquisas em diversas áreas, com impacto direto na formação integral do ser adolescente. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The body is the individual's means of relating to himself, to his peers, and to the world. In Physical Education, a site of interactions and challenges, the emancipation of the adolescent is provided in the body experiences lived in the student's Human Intra, Inter and World-Personal Relationships Intra, Inter, and Worldpersonal HRs, directly implying its relationship with itself, with the other and with the world, and goes through its biopsychosocial and noetic well-being in new perspectives of health care. This mixed study has as its Object of Investigation the perception of the meaning of life as a perspective of health care to the adolescent student through his Intra, Inter, and Worldpersonal HRs, experienced in his bodily experiences in Physical Education classes from the proposal of Curricular Humanization of High School Physical Education. Research Questions: 1- What is the student's affinity/approach to the Physical Education subject in High School? 2- What is the student's perception about human relationships, health care, and meaning of life in Physical Education classes? 3- What is the sense of the meaning of life, healthy lifestyle attitude, and the experience of body experiences in Physical Education classes by students throughout a school year for the three years of High School Physical Education with the curriculum based on human relationships? The General Aim of the Study was to unveil the adolescent student's perception of human relationships, health care, and meaning of Physical Education in life and to evaluate the profile of human relationships experienced in the discipline, the lifestyle profile, and the sense of the meaning of life from the bodily experiences of the Humanization Curriculum of High School Physical Education. The Thesis Assumption assumes that the body experienced in human relationships in High School Physical Education classes assists in a proposition of meaning of life for healthy lifestyle attitudes by the student and promotes new perspectives of health care for the adolescent. Methodology: The research was developed longitudinally over one school year in the Physical Education classes of the Integrated High School Food Technical Course at the IFFluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana, after approval by the CEP-FM/UFF (Opinion No. 3.231.624). Of the 195 enrolled students, 149 were recruited, of which 97 were included, 35 from the 1st and 2nd year (Group I and II, respectively) and 27 from the 3rd year (Group III). The interviews took place in the second month of each quarter, with the participation conditioned to one per semester, and the two interviews composed the participant's speech. Three interpretive matrices were created for discussion: Human Relationship, Health Care, and Meaning of Life. The Meaning of Life, Human Relationship in High School Physical Education, and Well-Being Pentacle Questionnaires were applied simultaneously at the end of each quarter, making up four collections per participant according to the respective matrices. Result: The first result, considered the pedagogical foundation of this study, was the publication of the implementation of the Curricular Humanization proposal of High School Physical Education. The participants’ affinity with the subject was very high in both approaches. From the Human Relationship Matrix, three categories emerged in Group I, two in Group II, and four in Group III; from Health Care, three categories emerged in all groups; and from Meaning of Life, four categories were pre-established, according to human values, in the three groups. All interpretative matrixes were aligned with the proposal implemented in the three groups studied and supported by the quantitative approach in the absolute values of their means, without statistical significance 9 for the difference in means between the first and fourth quarters in all matrixes and respective groups; except for Group III of the Human Relationship Matrix, which obtained a statistical difference with p = 0.019. Conclusion: This study confirms the thesis that the body experienced in human relationships in High School Physical Education classes contributes to proposing the meaning of life for healthy lifestyle attitudes the student and promotes new perspectives of health care for adolescents. In addition to supporting a humanized pedagogical practice of Physical Education, it offers subsidies for further research in various areas, with a direct impact on the integral formation of the adolescent. | - |
Descrição: dc.description | 260 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Existencialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária a Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física e Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental e Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Existencialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física e Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental e Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Existentialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Health Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education and Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Primary and Secondary | - |
Título: dc.title | Relacionamento humano, cuidado em saúde e sentido da vida do aluno adolescente na humanização curricular da educação física do ensino médio: um estudo misto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: