Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Fernando Morais | - |
Autor(es): dc.contributor | Sibilia, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Capistrano, Tadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Roberto Robalinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760452 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga como as imagens agenciam uma produção política e subjetiva nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Se os protestos surpreendem e desestabilizam a realidade social com novas formas de ação política, esses processos tomam corpo através e em relação com as imagens. Há uma relação liminar entre a multidão nas ruas e as telas, de forma que as ruas produzem imagens que produzem ruas. Como podemos olhar para essa relação liminar e acessar a produção política e subjetiva de junho de 2013? Um conceito fundamental nesse percurso é o de risco, das aberturas e possibilidades de transformações políticas e subjetivas provocadas pela multidão nas ruas. A ação política liminar no risco, se desdobra no risco das imagens, de como a produção e circulação de imagens incorporam um risco político e subjetivo e no risco da própria pesquisa em não perder de vista a possibilidade de transformação política e subjetiva na sua análise. Se a relação liminar e de contiguidade entre as imagens e os protestos produzem uma experiência temporal de um presente inflado, como podemos olhar estas imagens distantes no tempo e atualizar uma produção política e que tipo de arquivo elas configuram? Por outro lado, diante tanto do risco como de outra temporalidade, nossa análise aponta para como esse corpo de imagens e protestos produzem, ao resistir politicamente, novas subejtividades, em um processo de (re)existência e novas cidades que chamamos de cidades outras. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This research investigates how images agencies political and subjective productions during Brazilian June 2013 street protests. If new forms of political action capable of disrupting social reality were invented, this process was lived through and in relation with images. There is a liminal relation between the crowd on the streets and on the screens, in a way that streets produce images that produce streets. How can we look at this liminal relation and access June’s 2013 political and subjective production? A key concept in this study is the idea of risk, of the possibility of political and subjective transformation as a result of the protests. Risk as a liminal political action is also the political and subjective risk of image production and circulation and the risk of this research in preserving the possibility of political and subjective transformation in its analysis. If the liminal and contiguity relation between images and protests produce a temporal experience of an inflated present, how can we look now at theses images and reenact their political production and what kind of archive they configure? Also, our analysis reveals how this body of image and protest produce, through political resistance, new subjectivities, in a process of (re)existence and new cities that we call alternate cities. | - |
Descrição: dc.description | 208f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Junho de 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agenciamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção subjetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | June 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Images | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjective production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political production | - |
Título: dc.title | Cartografia das imagens ardentes: imagens, política e produção subjetiva nos protestos de Junho de 2013 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: