Problemática sobre a evasão no ensino superior e o programa de orientação vocacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Mello-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cristiane Moreira da-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luísa Furlin-
Autor(es): dc.creatorSanseverino, Luiz Felipe Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760448-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a questão da evasão no ensino superior, retratando os índices e apontamentos bibliográficos que caracterizam seu crescente índice em âmbito nacional. As análises levantadas também são comparadas com outras realidades próximas às levantadas no texto, como países de mesma língua, como o caso de Portugal e os territorialmente contíguos, como Argentina, Chile e Uruguai. Abordamos, em caráter de ilustração, as disparidades entre os programas de apoio ao ingresso e a escassez de atenção pública em relação à evasão no ensino superior. Também propomos abordar possíveis programas existentes que auxiliem na diminuição deste alto padrão de desistência, mais precisamente a orientação vocacional. O crescimento de sua representatividade em âmbito local, definição e abrangência também são discutidas neste trabalho. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com cinco entrevistados, sem distinção de gênero, renda ou residência. Nesta amostra, todos foram evadidos do sistema educacional e propuseram-se a dividir suas experiências da saída do ensino superior com a proposta da pesquisa. As entrevistas ocorrem de maneira semiestruturada, onde são apreciadas as alocuções dos voluntários e posteriormente analisadas e debatidas sob a ótica da análise de discurso. Esta pesquisa apresenta levantamento de questões acerca da evasão do ensino superior e os motivos pessoais para a desistência ditados por cada entrevistado. Os resultados obtidos foram variados desde situações sociais, culturais e estereotipadas. As considerações finais apontam para novos questionamentos acerca do problema levantado e possibilidade de aprofundamento no decorrente tema-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionSanseverino, Luiz Felipe Ferreira. Problematic about higher education evasion and the vocational orientation program 2019. Dissertation (Master in Education), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. This paper addresses the issue of evasion in higher education, portraying the indexes and bibliographic notes that characterize its growing index at the national level. The analyzed analyzes are also compared with other realities close to those raised in the text, as countries of the same language, as in the case of Portugal and the territorially contiguous ones, such as Argentina, Chile and Uruguay. We cover, for illustration, the disparities between the programs to support admission and the lack of public attention in relation to avoidance in higher education. We also propose to address possible existing programs that help to reduce this high standard of desistance, more precisely vocational guidance. The growth of its representativeness at the local level, definition and scope are also discussed in this paper. Subsequently, a qualitative research was developed with five interviewees, without distinction of gender, income or residence. In this sample, all were evaded from the educational system and proposed to share their experiences of leaving higher education with the research proposal. The interviews take place in a semistructured way, where the speakers' speeches are appreciated and later analyzed and debated from the perspective of discourse analysis. This research presents a survey of questions about the avoidance of higher education and the personal reasons for the dropout dictated by each interviewee. The results obtained were varied from social, cultural and stereotyped situations. The final considerations point to new questions about the problem raised and possibility of deepening in the resulting theme-
Descrição: dc.description108 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação vocacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação vocacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEvasion-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectVocational guidance-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleProblemática sobre a evasão no ensino superior e o programa de orientação vocacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.