Criança com bom desempenho no primeiro segmento de uma escola pública de Angra dos Reis - um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBayma, Andrea Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Anderson Xavier Tibau-
Autor(es): dc.contributorAlves, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorLessa, Carolina Melo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760430-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar o contexto familiar de um aluno, oriundo das camadas populares, com bom desempenho escolar, buscando compreender a participação/atuação da família e as estratégias familiares para a construção desse sucesso. Este objeto de estudo é de relevância para o campo da Educação à medida que, procurando conhecer as possíveis causas do sucesso escolar de um aluno estatisticamente fadado ao fracasso, podemos tentar compreender os fenômenos presentes/ausentes na construção de sua trajetória escolar bem sucedida. A partir da análise do caso teço reflexões que, apesar de toda subjetividade e singularidade presentes em um estudo de caso, traz também pontos pertinentes à reflexão da prática pedagógica e da educação em sentido mais amplo e abrangente, estudando o aluno desde o seu contexto familiar. Concluiu-se, nesta pesquisa, que a família mobiliza esforços e investimento na educação escolar do menino. Com um histórico de vida de muita pobreza e após uma imigração na juventude, do Ceará para Angra dos Reis, os pais que tiveram seus estudos prejudicados tentam oferecer as condições necessárias para a educação e escolarização do filho, principalmente através da construção e manutenção do habitus do trabalho e da disciplina e, assim, ver nele as oportunidades que nunca tiveram-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCamadas populares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia familiar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Título: dc.titleCriança com bom desempenho no primeiro segmento de uma escola pública de Angra dos Reis - um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.