Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andrea Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Lessa, Carolina Melo Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760430 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar o contexto familiar de um aluno, oriundo das camadas populares, com bom desempenho escolar, buscando compreender a participação/atuação da família e as estratégias familiares para a construção desse sucesso. Este objeto de estudo é de relevância para o campo da Educação à medida que, procurando conhecer as possíveis causas do sucesso escolar de um aluno estatisticamente fadado ao fracasso, podemos tentar compreender os fenômenos presentes/ausentes na construção de sua trajetória escolar bem sucedida. A partir da análise do caso teço reflexões que, apesar de toda subjetividade e singularidade presentes em um estudo de caso, traz também pontos pertinentes à reflexão da prática pedagógica e da educação em sentido mais amplo e abrangente, estudando o aluno desde o seu contexto familiar. Concluiu-se, nesta pesquisa, que a família mobiliza esforços e investimento na educação escolar do menino. Com um histórico de vida de muita pobreza e após uma imigração na juventude, do Ceará para Angra dos Reis, os pais que tiveram seus estudos prejudicados tentam oferecer as condições necessárias para a educação e escolarização do filho, principalmente através da construção e manutenção do habitus do trabalho e da disciplina e, assim, ver nele as oportunidades que nunca tiveram | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camadas populares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Título: dc.title | Criança com bom desempenho no primeiro segmento de uma escola pública de Angra dos Reis - um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: