Gramática e ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma abordagem Coseriana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Therezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorCezar, Marina Coelho Moreira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.creatorMartins, Salomé de Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760427-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar a abordagem teórico-metodológica sobre o ensino de gramática no ensino médio, em suas perspectivas descritivas, prescritivas ou descritivo-prescritivas, realizada na obra didática Português: Linguagens, edição reformulada, volume único, de William Cereja e Thereza Cochar, editora Atual: 2009. Procuramos, à luz da teoria sólida e segura de Eugenio Coseriu e Herculano de Carvalho, examinar a estrutura e o conteúdo da obra com a finalidade de aferir se, de fato, coopera para expansão da competência linguística do alunado, expressa na leitura, produção e interpretação de textos. Ademais, tecemos considerações sobre o fenômeno da variação linguística no ensino de gramática e a necessidade de um ensino que não dissocie língua de literatura.-
Descrição: dc.descriptionThe reason for this research is the approcaching theoretical and methodological investigation on grammar teaching on secondary school, in descritive, normative or descritive-normative dimensions, held in a didactic work Portuguese: Languages, rewrite edition, single volume, written by WiliamCereja and TherezaCochar, publishing house Atual:2009. We look, at the brilliant theories of Eugenio Coseriu and Herculano de Carvalho, analyse structure and matter, and discover if they cooperate for the students linguistic compentence expansion, expressed in reading ability, texts productions and interpretations. Furthermore, we exposed considerations about linguistic variation phenomenon in grammar teaching and the need of not dissociating language and literature teaching.-
Descrição: dc.description131 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectvariação linguística-
Palavras-chave: dc.subjectgramática-
Palavras-chave: dc.subjectlivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLinguísta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectlinguistics variation-
Palavras-chave: dc.subjectgrammar-
Palavras-chave: dc.subjectdidactic work-
Título: dc.titleGramática e ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma abordagem Coseriana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.