Desempenho acadêmico versus remuneração: um estudo de caso com alunos de administração de empresas de um instituição particular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Andre-
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorAbranches, Caroline Stephanie Salles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760421-
Descrição: dc.descriptionO perfil dos egressos do curso de administração está passando por constantes mudanças devido as necessidades do mercado. Em função disso, as universidades necessitam se instrumentalizar para formar as competências que o mercado exige. Este trabalho apresenta algumas pesquisas já realizadas em cursos diferentes e não demonstraram correlação direta entre o coeficiente de rendimento escolar com a renda dos egressos. o objetivo central desta pesquisa é verificar se há correlação entre o desempenho acadêmico e o desempenho profissional (mensurado através dos rendimentos salariais) dos alunos formados em Administração no período de 2003 à 2012 em uma faculdade particular do Sul de Minas Gerais (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas - FACESM). No levantamento bibliográfico, destaca-se que não há uma construção teórica sedimentada sobre o assunto na literatura. O método utilizado foi o estudo de caso, e as técnicas de pesquisas utilizadas para coleta de dados foram: análise documental, entrevista semi-estruturada (Coordenador do curso de Administração) e aplicação de questionários aos ex-discentes, -a e-mail. O questionário foi adaptado do instrumento desenvolvido por Ferreira e Cristóstomo (2011). O número total de questionários enviados foi de 270, sendo e 75 retornaram. Em relação aos resultados do questionário proposto aos egressos, o que se verificou é que os mesmos avaliam de maneira positiva a formação recebida da faculdade. Quanto a atual situação profissional dos administradores constatou-se que a parcela mais significativa dos egressos (82%) trabalham na sua área de atuação. A educação continuada foi realizada por 86% da amostra pesquisada. Em relação a possível existência da correlação entre o desempenho acadêmico e o desempenho profissional, não foi encontrada uma correlação direta entre estas variáveis. Entretanto, foi possível verificar que a incidência de alunos com maiores salários é maior com os egressos que tiveram CR (coeficiente de rendimento) maiores. Conclui-se, no âmbito desta amostra que apesar de não haver uma correlação direta entre CR e sucesso profissional, os alunos que possuem os CR's mais elevados têm maiores possibilidades de receber rendimentos mais elevados no trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe profile of the graduates of the course management is undergoing constant change depending on market requirements. As a result, universities need to provide the tools to build the skills that the market demands. This paper presents some investigations conducted in different courses, and showed no direct correlation between the coefficient of school performance with the income of graduates. The objective of this research is to verify the correlation between academic pertormance and work perfonnance (measured by wage income) of graduates in Business Administration from 2003 to 2012 at a private college in Southem Minas Gerais (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas - FACESM). In the literature, it is emphasized that there is a theoretical construct sedimented on the subject in the literature. The method used was the case study, and research techniques used for data collection were: documentary analysis, semi-structured interview (Coordinator of the Administration) and questionnaires to fonner students, via e-mait The total number of questionnaires was 270, with 75 returno Regarding the results of the questionnaire offered to graduates, what we found is that they evaluate positively the training received in college. Regarding the current situation of professional administrators found that the most significant portion of graduates (82%) work in your area. Continuing education was held by 86% of the sample surveyed. Regarding the possible existence of correlation between academic performance and work performance, not found a direct correlation between these variables. However, we found that the incidence of students with higher salaries is higher with the graduates who had CR (coefficient of performance) higher. We conclude, within this sample that although there is a direct correlation between CR and professional success, students who have the highest CR's are more likely to receive higher incomes at work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRemuneração-
Palavras-chave: dc.subjectAdministration-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic performance-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance professional-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Título: dc.titleDesempenho acadêmico versus remuneração: um estudo de caso com alunos de administração de empresas de um instituição particular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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