As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.creatorAffonso, Jackeliine Barboza Ayres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760418-
Descrição: dc.descriptionO trabalho busca analisar a importância do papel dos educadores na construção do gênero — como os professores podem influenciar os alunos em relação à questão apresentada, como seus valores podem invisibilizar a temática na educação infantil e como as questões sexistas são reforçadas nos espaços escolares, produzindo uma sociedade patriarcal e opressora para as mulheres. Além disso, objetiva-se quebrar o estigma entre gênero e sexualidade com as infinitas possibilidades que são criadas pelo ato de brincar e a importância da literatura e contação de histórias, onde a criança pode ser o que quiser preservando o seu direito à liberdade e criatividade. A constatação é que o tema em questão é pouco trabalhado, atualmente, ainda mais na educação infantil. O presente trabalho tem o intuito de instigar o questionamento acerca do tema, para que seja possível o debate e reflexão sobre o assunto, percebendo que pode-se ressignificar os conceitos, muito constantemente equivocados e preconceituosos, para que não seja fomentada a segregação dentro dos espaços escolares. É necessário desmistificar a questão de gênero, de forma contemplativa aos alunos, responsáveis, professores e os demais, para que não ocorra habitualmente o equívoco de relacionar gênero à sexualidade, pois, não é possível pensar as variantes biológicas como as responsáveis para a construção de personalidades. Considera-se, aqui, também, toda a história da luta feminina, importante para a libertação das amarras de uma sociedade extremamente conservadora. Espera-se motivar uma sociedade capaz de reconhecer seu “eu” com toda importância do seu papel sem se sobrepor ou diminuir uns aos outros, de maneira que isso aconteça desde os anos iniciais de vida da criança-
Descrição: dc.descriptionThe research paper analyzes the educator’s importance in the construction of gender - how teachers can influence students in relation to publishing publications, as the values that can make the subject of early childhood invisible and as sexist and reinforced issues in school, producing a patriarchal and oppressive society for women. In addition, the aim is to break the stigma between gender and sexuality with infinite possibilities that can cause the act of playing and the importance of literature and storytelling, where the child can be the one who wants to preserve or save his or her right for freedom and creativity. The finding is that the theme in question is not worked as it should be, currently, even more in early childhood education. The present work intends to instigate or question about the subject, so that it is possible to debate and reflect on the subject, realizing that it can resignify the concepts, very misguided and prejudiced, so as not to promote segregation within school spaces. It is necessary to demystify a gender issue in a contemplative way for students, parents, teachers and others who do not habitually occur or misunderstand the relationship of gender with sexuality, because it is not possible to think of biological variants as those used for the construction of personalities. Consider here, too, the whole history of women's struggle, important for freeing the bonds and stereotypes of an extremely conservative society. The exectation is to motivate a society capable of recognizing it self with all the importance of its unimportant role or diminishing or diminishing others so that it can happen from the earliest years of the child's life-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectWoman-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Título: dc.titleAs questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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