Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carrano, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sposito, Marilia Pontes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Mônica Dias Peregrino | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Hustana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Léa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8763437719969928 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9106017105325057 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Mariane Brito da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760413 | - |
Descrição: dc.description | No decorrer desta pesquisa, objetivei compreender os percursos de formação dos jovens universitários a partir de suas vivências e experiências em cursos altamente seletivos da Universidade Federal Fluminense – UFF. Parti da afirmativa de que conhecer a realidade social desses jovens é condição fundamental para a formulação de práticas educacionais mais adequadas ao público que tem ingressado nas universidades públicas. A análise buscou desvendar os percursos biográficos de jovens provenientes de diferentes origens escolares e sociais em quatro cursos altamente seletivos (Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Civil e Medicina) admitidos no concurso de vestibular de 2011 e 2012 na UFF. Como metodologia, utilizou-se de dois procedimentos investigativos. O primeiro, referente à etapa quantitativa, consistiu-se na aplicação do questionário estruturado a um universo de 411 universitários, buscando traçar o perfil socioeconômico-cultural desses jovens e a identificação das diferenças internas entre os cursos. No segundo, de cunho qualitativo, foram entrevistados 12 jovens com idades entre 17 e 29 anos, que se encontravam matriculados em disciplinas do quinto e sexto períodos dos cursos selecionados por esta pesquisa. No que se refere aos aportes teóricos, utilizou-se dos conceitos “suportes existenciais” e “provas” de Danilo Martuccelli, “vida cotidiana” de Albert Melucci e José Machado Pais. Os resultados demonstram a existência de condições escolares, sociais e familiares que contribuíram para que esses jovens lograssem o ingresso em cursos superiores altamente seletivos da UFF. Além disso, também foi apontado que as políticas de inclusão. (bonificação, cotas) têm efetivado, pouco a pouco, mudanças no perfil social dos estudantes universitários, identificadas na comparação das semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais dos jovens matriculados nos quatro cursos superiores da UFF. A análise das biografias evidenciou múltiplos percursos de formação e significados atribuídos pelos jovens à universidade a partir dos contextos que os conduziram à escolha do curso, das tensões e dos dilemas enfrentados no espaço acadêmico, da identificação dos suportes que contribuíram para a permanência na universidade e das perspectivas para após o término do curso superior | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to understand young university students training courses path, based on their experiences in highly selective courses at the Universidade Federal Fluminense – UFF. The starting point is the assumption that the knowledge of these young people social reality is a critical for the formulation of most appropriate educational practices for the students approaching public universities. The present work analyses the biographical trajectories of young people from different schools and social backgrounds in four highly selective courses (Social Communication - Advertising, Law, Civil Engineering and Medicine) admitted at the UFF 2011 and 2012 entrance examination tests. The methodology is divided in two parts. The first is quantitative and consists of the application of a structured questionnaire to 411 university students, seeking to trace their socioeconomic-cultural profile and to identify the internal differences between the courses. The second is qualitative and consists of an interview of 12 students, between 17 and 29 years old, coursing the fifth and sixth academic period. With regard to the theoretical framework, the Danilo Martuccelli concepts pf “existential supports” and “proofs” and the Alberto Melucci and José Machado Pais “daily life” construct were used. Results demonstrate that school, social and family conditions contributed to these young people admissions to highly selective UFF courses. In addition, it was also pointed out that inclusion policies (bonuses, quotas) have gradually changed the social profile of university students coursing at the four UFF higher selective courses. The analysis of the biographies evidenced multiple educational paths and meanings attributed by young to the university. These findings are due to the contexts that led them to choose the course, the tensions and dilemmas faced in the academic space, the identification of the supports that contributed to the permanence in the university and the possibility after the conclusion of the university course | - |
Descrição: dc.description | 176 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percursos de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior- aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário- aspecto econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante- aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational path | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Título: dc.title | Rumo à Universidade: percursos biográficos de jovens aprovados para cursos altamente seletivos da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: