Cardápio de práticas promotoras de saúde mental utilizado no ensino teórico prático

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Autor(es): dc.contributorCortez, Elaine Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Marcela Pimenta-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316-
Autor(es): dc.contributorBraga, André Luiz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5057225456049622-
Autor(es): dc.contributorPereira, Silvia Cristina da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4543184625651064-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6331678352501507-
Autor(es): dc.creatorFilgueiras, Bianca Abreu Giestal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760411-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa tem como objeto de estudo o cardápio de intervenções de práticas promotoras da saúde mental como estratégia educativa. Os objetivos são descrever as sugestões dos alunos para o cardápio de intervenções de práticas promotoras da saúde mental; analisar a contribuição do cardápio na interação entre aluno e paciente no ensino prático de saúde mental; avaliar as práticas promotoras de saúde mental mais utilizadas no cardápio. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, tendo como cenário a Enfermaria da Clínica Médica Feminina que fica localizada no sétimo andar do Hospital Universitário Antônio Pedro. Participaram da pesquisa 49 alunos, que cursaram a disciplina de Promoção a Saúde Mental da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa no ano de 2017. A coleta de dados ocorreu por meio de um Questionário semi-estruturado de perguntas abertas e fechadas no qual teve como intuito responder os objetivos da pesquisa proposta. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do HUAP da UFF sob protocolo nº CAAE 91407118.4.0000.5243. Resultados e Discussão: Cerca de 90% dos alunos participantes da pesquisa são do sexo feminino e apenas 10% do sexo masculino, com predomínio da faixa etária entre 20 a 23 de idade. Quanto ao feedback dos alunos sobre o cardápio cerca de 59,18% não deram sugestões sobre o cardápio, 28,57% opinaram acerca do cardápio, 6,12% fizeram críticas e 6,12% não responderam à pergunta do questionário. Dentre as sugestões a mais indicada com 17,65% foi o kit para pacientes em precaução de contato seguido de doações de materiais com 17,65% também. Quanto as críticas dos alunos referentes ao cardápio cerca de 33,33% disseram que o cardápio deveria apresentar no mínimo 5 atividades por área, cerca de 33,33% disseram que o uso de maquiagens e esmaltes do cardápio deveria ser melhor utilizado e por fim 33,33% disseram que o cardápio deveria ser mais simples. A área mais utilizada do cardápio foi a de jogos com 50,33%. E o item mais utilizado do cardápio foi a roda de conversa com 15,69%. Conclusão: Pode-se concluir que o estudo cumpriu o objetivo proposto, e identificou todas sugestões e críticas feitas pelos alunos referentes ao cardápio no Ensino Teórico Prático. O uso de intervenções lúdicas pode proporcionar a transformação do ambiente das enfermarias em um local prazeroso. E que a aplicação das atividades lúdicas no processo de trabalho do enfermeiro, deve ser incorporada no Ensino. Por fim, espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão sobre a utilização de materiais lúdicos no Ensino Teórico Prático do curso de enfermagem. Além de também contribuir para o ensino da disciplina “Promoção a Saúde Mental”, e para a produção de um material científico que irá auxiliar o Ensino Teórico Prático, já que a atividade lúdica poder constituir-se em um recurso facilitador para o ensino de enfermagem.-
Descrição: dc.descriptionThe research has as object of the study the menu of interventions of practices promoting mental health as an educational strategy. The objectives are to describe the students' suggestions for the menu of interventions of mental health promotion practices; analyze the contribution of the menu in the interaction between student and patient in the practical teaching of mental health; evaluate the mental health promotion practices most used in the menu. Methodology: descriptive, exploratory research with a quantitative approach, based on the Nursing of the Female Medical Clinic located on the seventh floor of the Hospital Universitário Antônio Pedro. Participating in the study were 49 students, who attended the course on Mental Health Promotion of the Aurora Nursing School of Afonso Costa in the year 2017. Data collection was done through a semi-structured questionnaire of open and closed questions in which the objectives of the proposed research. Research approved by the Research Ethics Committee of the Faculty of Medicine of the UFF under protocol no. CAAE 91407118.4.0000.5243. Results and Discussion: About 90% of the students participating in the research are female and only 10% are male, with a predominance of the age group between 20 and 23 years old. Regarding the students' feedback about the menu, about 59.18% did not give suggestions about the menu, 28.57% opined about the menu, 6.12% criticized and 6.12% did not answer the questionnaire question. Among the suggestions the most indicated with 17.65% was the kit for patients in contact precaution followed by donations of materials with 17.65% also. Regarding the critics of the students about the menu about 33.33% said that the menu should have at least 5 activities per area, about 33.33% said that the use of makeup and enamels of the menu should be better used and finally 33.33% said that the menu should be simpler. The most used area of the menu was games with 50.33%. And the most used item of the menu was the conversation wheel with 15.69%. Conclusion: It can be concluded that the study fulfilled the proposed objective, and identified all suggestions and criticisms made by students regarding the menu in Practical Theoretical Teaching. The use of playful interventions can transform the environment of the wards into a pleasurable place. And that the application of play activities in the nurses' work process must be incorporated into the Teaching. Finally, it is expected that this work contributes to a reflection on the use of play materials in the Practical Theoretical Teaching of the nursing course. In addition to contributing also to the teaching of the subject "Promotion of Mental Health", and to the production of a scientific material that will aid the Theoretical Practical Teaching, since the ludic activity can be constituted in a facilitating resource for the teaching of nursing.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectMental health promotion-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practices-
Palavras-chave: dc.subjectNursing students-
Título: dc.titleCardápio de práticas promotoras de saúde mental utilizado no ensino teórico prático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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