Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rebula de-
Autor(es): dc.creatorFerraz, Ana Carolina de Alcantara-
Autor(es): dc.creatorPortilho, Lucas Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760390-
Descrição: dc.descriptionO tema empreendedorismo está cada vez mais presente nas universidades brasileiras, pelo fato da necessidade de diferenciação e inovação ter cada vez mais importância no cotidiano profissional no país. Com base nisso, este trabalho busca, além de analisar de que maneira esse tema é apresentado aos alunos, identificar se há, a partir de metodologias utilizadas pelos professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor nesses alunos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando como base artigos sobre empreendedorismo, ensino e perfil empreendedor publicados em periódicos nacionais e internacionais, que busca analisar a trajetória do ensino empreendedor ao longo do tempo (como ele surgiu e por que se tornou necessária a sua criação). Com isso, é possível identificar, de maneira geral, que o ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras se utiliza de uma metodologia didático-pedagógica que concilia atividades teóricas e práticas, recorrendo a métodos tradicionais de ensino em sala de aula e metodologias mais ativas, como, por exemplo, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, desenvolvimento de um plano de negócios, entre outros. Por fim, foi feita uma pesquisa empírica, com o uso de questionários para alunos e professores, na universidade escolhida como objeto de estudo. A tabulação das respostas foi realizada com o auxílio do software estatístico SPSS, que possibilitou a visualização dos dados obtidos. A partir dos questionários aplicados aos professores, foi possível identificar algumas metodologias de ensino consideradas por eles como importantes para o desenvolvimento de características empreendedoras, como, por exemplo, o uso de estudos de caso e dinâmicas de grupo em sala de aula. Além disso, a partir dos questionários respondidos pelos alunos do primeiro e último período, foi possível criar uma análise do grau de desenvolvimento dos comportamentos empreendedores nos entrevistados, como, por exemplo, o comprometimento e a busca de oportunidades e iniciativa-
Descrição: dc.descriptionThe theme “entrepreneurship” has been increasingly present in the brazilian universities, due to the need of differentiation and inovation becoming even more important on the country daily work. Based on that, the following essay seeks, besides analyzing in which way this theme is presented to the students and how it is absorbed by them, to identify if there is, from teaching methods used by the teachers from Universidade Federal Fluminense of Volta Redonda, the development of entrepreneur behavior characteristics in the students. At first, it was performed a bibliographic research, taking as base arcticles about entrepreneurship, entrepreneur profile and education published at international and national journals, that seeks to analyse the entrepreneurship education’s trajectory through time (how it emerged and why it was necessary to create it). From there it is possible to identify, in a general way, that the entrepreneurship education in brazilian universities uses a didactic-pedagogical methodology that combines theoretical and practicle activities, appealing to traditional teaching methods and more active methods, such as case studies, problem based learning, creation of business plans, etc. Finally, it was made an empirical research, using questionnaires for teachers and students, at the chosen university as a study object. The analysis of the answers was made with the help of the statistic software SPSS, which enabled a better look of the obtained data. From the teacher’s enterview responses it was possible to identify some teaching methods that were considered by them as important at the development of entrepreneur characteristics such as, for exemple, the use of case studies and group dinamics in the classroom. Besides that, from the student’s enterview responses, it was possible to create na analysis of the development degree from their entrepreneur behaviors, such as, for exemple, commitment and search for opportunities and iniciative-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino empreendedor-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil empreendedor-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship education-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneur profile-
Título: dc.titleEnsino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.