Residência pedagógica: uma experiência em escola pública de Niterói à luz da pedagogia social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorCodeço, Renata-
Autor(es): dc.creatorSilva, Diêgo Lourenço Violante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15418-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760376-
Descrição: dc.descriptionEste presente trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vividas em escola de educação básica como bolsista no Programa Residência Pedagógica CAPES UFF. O programa que tem como intenção, aperfeiçoamento da formação docente através do desenvolvimento de projetos no campo prático do cotidiano escolar, endossando uma formação profissional que relaciona teoria e prática de maneira harmoniosa., refletir sobre a formação de professores, deu-se através da observação e interação com o Grupo de Referência de Educação Infantil - GREI 3ª, alunos de 3 a 4 anos de idade, acontecendo na perspectiva da pedagogia social (MARTINS, ), em que se responsabiliza diretamente com a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando valorizar a todos e cada um. Dentro desta perspectiva, a residência pedagógica nos permite vivenciar experiências docentes, possibilitando-nos aprender interagindo com as crianças e nos reinventando para atender suas especificidades-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to share experiences lived in a basic education school as a scholarship student in the CAPES UFF Pedagogical Residency Program. The program is intended to improve teacher education through the development of projects in the practical field of daily school life, endorsing a vocational training that relates theory and practice in a harmonious way. Reflecting on teacher education, was through observation and interaction with the Kindergarten Reference Group - GREI 3rd, students from 3 to 4 years old, taking place from the perspective of Social Pedagogy (MARTINS,), in which it is directly responsible for the inclusion of children in socially vulnerable situations, seeking to value each and every one. Within this perspective, the pedagogical residence allows us to live teaching experiences, enabling us to learn by interacting with children and reinventing ourselves to meet their specificities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectResidência-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectSocial pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical residence-
Título: dc.titleResidência pedagógica: uma experiência em escola pública de Niterói à luz da pedagogia social-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.