
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Margareth Martins de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Codeço, Renata | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Diêgo Lourenço Violante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15418 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760376 | - |
| Descrição: dc.description | Este presente trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vividas em escola de educação básica como bolsista no Programa Residência Pedagógica CAPES UFF. O programa que tem como intenção, aperfeiçoamento da formação docente através do desenvolvimento de projetos no campo prático do cotidiano escolar, endossando uma formação profissional que relaciona teoria e prática de maneira harmoniosa., refletir sobre a formação de professores, deu-se através da observação e interação com o Grupo de Referência de Educação Infantil - GREI 3ª, alunos de 3 a 4 anos de idade, acontecendo na perspectiva da pedagogia social (MARTINS, ), em que se responsabiliza diretamente com a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando valorizar a todos e cada um. Dentro desta perspectiva, a residência pedagógica nos permite vivenciar experiências docentes, possibilitando-nos aprender interagindo com as crianças e nos reinventando para atender suas especificidades | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to share experiences lived in a basic education school as a scholarship student in the CAPES UFF Pedagogical Residency Program. The program is intended to improve teacher education through the development of projects in the practical field of daily school life, endorsing a vocational training that relates theory and practice in a harmonious way. Reflecting on teacher education, was through observation and interaction with the Kindergarten Reference Group - GREI 3rd, students from 3 to 4 years old, taking place from the perspective of Social Pedagogy (MARTINS,), in which it is directly responsible for the inclusion of children in socially vulnerable situations, seeking to value each and every one. Within this perspective, the pedagogical residence allows us to live teaching experiences, enabling us to learn by interacting with children and reinventing ourselves to meet their specificities | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola pública - aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical residence | - |
| Título: dc.title | Residência pedagógica: uma experiência em escola pública de Niterói à luz da pedagogia social | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: