Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Helena Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Francislene Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Gutemberg Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Latge, Andrea Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Angeli, Renata | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Suelen Adriani | - |
Autor(es): dc.creator | Mancebo, Sueli Soares de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:56:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:56:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760375 | - |
Descrição: dc.description | A gestão institucional é considerada um desafio no século XXI, inclusive para as universidades públicas brasileiras, que são pressionadas a buscar continuamente melhorias para a sua forma de atuação. Com as limitações financeiras e de recursos humanos impostas a cada mudança de governo, esse cenário demanda também uma racionalidade com melhoria contínua da gestão dos programas de pós-graduação dessas instituições. Dentro desse contexto, o Instituto de Biologia (EGB) da Universidade Federal Fluminense também enfrenta esse desafio através das gestões de suas seis pós-graduação: 1) Biologia Marinha e Ambientes Costeiros; 2) Biotecnologia Marinha; 3) Ciências e Biotecnologia; 4) Neurociências; 5) Ciências, Tecnologias e Inclusão e 6) Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Considerando que as atividades demandadas para gestão e avaliação desses programas (PPGs) sobrecarregam pesquisadores e coordenadores e que estes necessitam gerar/coletar dados fidedignos que permitam racionalizar e melhorar essa gestão, inclusive em nível financeiro, o objetivo dessa pesquisa foi propor a geração de um banco de dados computacional, gerenciável, customizável e gratuito, na forma de uma plataforma online voltada para auxiliar os PPGs em sua gestão institucional,incluindo nessa tarefa os alunos e os pós-docs. Tal proposição visa tanto à melhoria das notas dos PPGs no Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como também impulsionar um planejamento técnico-científico-financeiro de forma racional, dinâmica e propositiva. A pesquisa foi aprovada no Comitê de ética sob o número CAE: 41653320.6.0000.5243 e permitiu a construção de um site na Plataforma Wix denominado de Plataforma PPUFF contendo 15 páginas e 19 formulários do Google Forms com entradas customizadas para os seis PPGs. Essa plataforma foi estruturada com base em: a) itens solicitados pela Plataforma Sucupira, como inclusão social, b) software criado pelo Programa de pós-graduação de Microbiologia nível 7 na CAPES da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com autorização de sua criadora Dra Agnes Marie Sa Figueiredo, e c) na comparação dos seis PPGs, utilizando os pontos em comum para serem contemplados na plataforma como linhas de pesquisas e produção científica. Um questionário semiestruturado foi criado para análise da PPUFF e validado através da consulta a três colaboradores especialistas (ex-coordenadores e/ ou ex-vice-coordenadores) dos PPGs do EGB. A avaliação da PPUFF foi realizada por todos os coordenadores e por cinco dos seis vice coordenadores dos respectivos PPGs no biênio 2021-2022. Estes apontaram o potencial da PPUFF para auxiliar a gestão institucional, considerando, por vezes, como fator limitante a garantia do recurso humano que pode preencher a mesma. Com esse estudo, concluímos que a PPUFF é uma ferramenta que possui como dinâmica sugerida o preenchimento mensal por um representante de cada laboratório, de preferência pós doc ou doutorando, que pode diminuir o trabalho dos coordenadores na plataforma sucupira. Ao evitar a consulta individual aos currículos lattes e/ ou aos docentes, o PPUFF pode contribuir também para uma gestão inteligente por permitir a visão geral da produção científica por linha científica, ter acesso aos projetos aprovados e ao suporte financeiro dos órgãos de fomento aos laboratórios, de forma individual e por linha, além de ter acesso a informações estratégicas como alunos com necessidades educacionais especiais, colaborações com empresas e outras questões de cunho de identidade de área/ pesquisa, podendo o PPUFF ser customizado conforme propósito e área. | - |
Descrição: dc.description | Institutional management is considered a challenge in the 21st century, including for Brazilian public universities, which are pressured to continually seek improvements in their way of operating. With the financial and human resource limitations imposed by each change of government, this scenario also demands rationality with continuous improvement in the management of postgraduate programs at these institutions. Within this context, the Institute of Biology (EGB) of the Fluminense Federal University also faces this challenge through the management of its six postgraduate courses: 1) Marine Biology and Coastal Environments; 2) Marine Biotechnology; 3) Science and Biotechnology; 4) Neurosciences; 5) Sciences, Technologies and Inclusion and 6) Professional Master's Course in Diversity and Inclusion. Considering that the activities demanded for the management and evaluation of these programs (PPGs) overload researchers and coordinators and that they need to generate/collect reliable data that allow rationalizing and improving this management, including at a financial level, the objective of this research was to propose the generation of a computational, manageable, customizable and free database, in the form of an online platform aimed at assisting PPGs in their institutional management, including students and post-docs in this task. Such a proposal aims both at improving the grades of PPGs in the Evaluation System of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), as well as at boosting technical-scientific-financial planning in a rational, dynamic and purposeful way. The research was approved by the Ethics Committee under CAE number: 41653320.6.0000.5243 and allowed the construction of a website on the Wix Platform called the PPUFF Platform, containing 15 pages and 19 Google Forms with customized entries for the six PPGs. This platform was structured based on: a) items requested by the Sucupira Platform, such as social inclusion, b) software created by the Graduate Program in Microbiology of the Federal University of Rio de Janeiro, Level 7 at CAPES, with the authorization of its creator Dr. Agnes Marie Sa Figueiredo, and c) based on the comparison of the six PPGs, using the points in common to be contemplated on the platform as lines of research and scientific production. A semistructured questionnaire was created for the analysis of PPUFF and validated by consulting three specialist collaborators (former coordinators and/or former vicecoordinators) of the EGB's PPGs. The PPUFF evaluation was carried out by all coordinators and by five of the six vice-coordinators of the respective PPGs in the 2021- 2022 biennium. They pointed out the potential of PPUFF to assist in institutional management, sometimes considering as a limiting factor the guarantee of the human resource that can fill it. With this study, we concluded that PPUFF is a tool whose suggested dynamic is monthly filling by a representative of each laboratory, preferably postdoc or doctoral student, which can reduce the work of coordinators on the sucupira platform. By avoiding individual consultation to the lattes curricula and/or to the professors, PPUFF also can contribute to an intelligent management by allowing the overview of scientific production by scientific line, having access to approved projects and financial support from the development agencies to the laboratories individually and by line, in addition to to have access to strategic information such as students with special educational needs, collaborations with companies and other area/research identity issues, being able PPUFF to be customized according to purpose and area. | - |
Descrição: dc.description | 160 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Restricted Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Pós-Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CAPES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade pública federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduate Program | - |
Palavras-chave: dc.subject | CAPES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Título: dc.title | PPUFF: Uma estratégia de gestão acadêmica para melhoria institucional das pós graduações do Instituto de Biologia - UFF | - |
Título: dc.title | PPUFF: An academic management strategy for institutional improvement of postgraduate courses at the Institute of Biology - UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: