O trágico em Match point: a filosofia no cinema de Woody Allen

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Alexandre da Silva-
Autor(es): dc.contributorCandenuto Filho, Reinaldo-
Autor(es): dc.contributorPereira, Lucas dos Reis Tiago-
Autor(es): dc.creatorTavares, Maurício Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:56:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:56:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760367-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste em uma análise do filme Match point, do cineasta Woody Allen, em sua relação com a filosofia do trágico. O trabalho é dividido em duas partes: a primeira aborda a poética da tragédia dentro da tradição aristotélica, sua influência na estrutura das narrativas e a relação com a obra estudada; em seguida, é analisada a filosofia do trágico, marcadamente em relação a pensadores como Nietzsche e Schopenhauer e a similaridade de ideias com as de Woody Allen. Posteriormente é feita a análise detalhada da obra, tanto no aspecto poético como ontológico, e como este filme apresenta as ideias do trágico em seu enredo. A conclusão resume o significado da narrativa em comparação com o conjunto da obra de Allen e a exposição de ideias que se inserem dentro do seu imaginário trágico sintetizado em Match point-
Descrição: dc.descriptionThis work consists of an analysis of the film Match point, by filmmaker Woody Allen, in its relationship with the philosophy of the tragic. The work is divided into two parts: the first deals with the poetics of tragedy within the Aristotelian tradition and the influence on the structure of narratives and the relationship with the work studied; then, the philosophy of the tragic is analyzed, markedly in relation to thinkers such as Nietzsche and Schopenhauer and the similarity of ideas with Woody Allen. Subsequently, a detailed analysis of the work is made both in the poetic and the ontological aspects and how this film presents the ideas of the tragic in its plot. The conclusion summarizes the meaning of the narrative in comparison to the whole of Allen’s work and the exposition of ideas that fall within his tragic imaginary synthetized in Match point-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTragédia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectWoody Allen-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTragédia-
Palavras-chave: dc.subjectAllen, Woody 1935--
Palavras-chave: dc.subjectTragedy-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectWoody Allen-
Título: dc.titleO trágico em Match point: a filosofia no cinema de Woody Allen-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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