Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Helen Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2540238554132930 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ângela Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5671222718755110 | - |
Autor(es): dc.contributor | Chrizostimo, Miriam Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2774740174692206 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2852592526498663 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luanny Regina de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760351 | - |
Descrição: dc.description | Na trajetória de preceptoria e atuando diretamente na assistência foi possível verificar que, muitas das vezes, o profissional enfermeiro valoriza sobremodo o controle da fisiologia das modificações do corpo feminino durante a gestação, sem o merecido enfoque ao preparo da mulher e da família para a experiência do parto e nascimento. Essa restrição do olhar, por parte do profissional, pode limitar o empoderamento da mulher naquilo que propicia o desfecho favorável de compreensão sobre si mesma e sobre o processo de parturição. Tal fato encontra reforço nos manuais de atenção obstétrica relativos ao pré-natal, produzidos pelas autoridades brasileiras do setor saúde, estabelecendo que os profissionais tenham condutas de controle de risco e de ausência de doenças no cuidado às mulheres grávidas. Desta forma, o objetivo geral do estudo foi elaborar como produto da pesquisa roteiros de oficinas que possam instrumentalizar a formação de residentes em enfermagem obstétrica na educação para o parto e nascimento junto à clientela. Trata-se de uma pesquisa-ação em estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, tendo em vista a particularidade da IES e da ESF, cenários do estudo, no que concerne à formação de profissionais em enfermagem obstétrica. A coleta de dados (n=18) se deu através de formulário Google Forms, com o objetivo de extrair dos participantes a vivência quanto à instrumentalização para preparação para o parto e nascimento, junto à clientela, durante a formação, enquanto especialistas em enfermagem obstétrica. A partir das informações colhidas através do formulário, foi possível estruturar e aplicar a oficina pedagógica com fins de instrumentalizar os residentes para o preparo para o parto e nascimento junto à clientela. | - |
Descrição: dc.description | In the trajectory of preceptorship and acting directly in the assistance, it was possible to verify that, many times, the nurse professional highly values the control of the physiology of the changes in the female body during pregnancy, without the deserved focus on preparing the woman and family for the experience of the childbirth and birth. This restriction of the look on the part of the professional can limit the empowerment of women in what provides the favorable outcome of understanding about herself and about the parturition process. This fact is reinforced in the obstetric care manuals related to prenatal care, produced by the Brazilian authorities in the health sector, establishing that professionals have risk control and absence of diseases in the care of pregnant women. In this way, the general objective of the study was to develop, as a product of the research, workshop scripts that can instrumentalize the training of residents in obstetric nursing in education for childbirth and birth with the clientele. It is an action research in cross-sectional, exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, considering the particularity of the HEI and the ESF, study scenarios, with regard to the training of professionals in obstetric nursing. Data collection (n = 18) took place through the Google Forms form, with the objective of extracting from the participants the experience regarding the preparation for childbirth and birth preparation with the clientele, during training as specialists in obstetric nursing. Based on the information collected through the form, it was possible to structure and apply the pedagogical workshop in order to provide residents with the tools to prepare for childbirth and birth with the clientele. | - |
Descrição: dc.description | 83 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato Não Médico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem Obstétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado Pré-natal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parto Normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato Não Médico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem Obstétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parto Normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-medical Internship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obstetric Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prenatal Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normal Birth | - |
Título: dc.title | Pesquisa-ação sobre a instrumentalização de residentes em enfermagem obstétrica acerca do preparo para o parto e nascimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: