Responsabilidade social empresarial no Brasil: relações de poder no mercado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Leticia Helena Medeiros-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.creatorCosta, Eduardo Antonio Resende Homem da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760349-
Descrição: dc.descriptionO discurso recorrente é de que a responsabilidade social tem sido difundida por exigência do mercado consumidor. A pressão da sociedade civil organizada contribuiu para promover mudanças nas legislações e vem gerando produtos mais seguros e menos prejudiciais à natureza. Este trabalho se baseia na hipótese de que o discurso de responsabilidade social foi assimilado, moldado e distribuído por empresas e institutos empresariais. Isso contribuiria para distorcer a realidade e controlar a evolução dos fatos e do discurso produzido, atendendo aos objetivos empresariais, não da sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a desconstrução da ideia de atuação positiva empresarial sobre a responsabilidade social empresarial. Foi feita uma opção de recorte geográfico no Brasil e recorte temporal de 1990 a 2010. Os métodos utilizados classificam a pesquisa quanto aos seus objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizada a Análise Crítica do Discurso (ACD).-
Descrição: dc.descriptionPrevailing discourses tend to present social responsibility as having originated and disseminated by force of the consumer market, and that pressures on the part of organized civil society have contributed to promoting change in legislation, as well as safer products that are also less harmful to nature. The discourse on social responsibility has been assimilated, molded, and legitimated by companies and corporate institutes. This fact, I argue, has contributed to distorting reality and controlling the evolution of both fact and produced discourse, and this has happened in order to serve their own goals, rather than those of the wider society. The objective of this work is to contribute to the deconstruction of the positive role of business idea on corporate social responsibility. In this work, I have opted for a geographical focus on Brazil and a temporal focus between the decades of 1990 and 2010. The methods used to classify research as its goals as exploratory; on procedures as bibliographic and documentary research; and on the approach to the problem, as qualitative. For the analysis and processing of the data we used the Critical Discourse Analysis (CDA).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectMercado-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate Social Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectPower-
Título: dc.titleResponsabilidade social empresarial no Brasil: relações de poder no mercado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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