Ensino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBezerril, Manacés dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32624-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20216478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760340-
Descrição: dc.descriptionIdentificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: Dentre os 23 vídeos da amostra final, foram identificados vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) na qualidade de participante, e definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: A facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionTo identify YouTube videos on the Nursing Process as a teaching theme in the national context. Method: A descriptive-exploratory and quanti-qualitative study, carried out with YouTube videos in November 2019, in which the main data identified were posting date and total views, author, video category, participant and content. Results: Among the 23 videos in the final sample, videos were identified in the period from 2016 to 2019, with predominance of the year 2018 (10; 43.9%), nursing professionals (17; 65.3%) as participants, and definition of the Nursing Process (12, 27.2%) as the content addressed. Discussion: Ease of access, existence of video sharing websites, the importance of the Nursing Process, and the development of partnerships between teaching and health organizations enhance the construction of audiovisual tools. Conclusion: The videos explain the concept of the Nursing Process and its stages and display the content through dialogical exposition.-
Formato: dc.formattext/html-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/epub+zip-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherOBJN-
Publicador: dc.publisherN/A-
Relação: dc.relationONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNursing Process-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectWebcasts-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual resources-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectWebcasts-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais-
Título: dc.titleEnsino do processo de enfermagem segundo os vídeos do youtube: estudo descritivo-exploratório-
Título: dc.titleTeaching the Nursing Process according to YouTube videos: a descriptive-exploratory study-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.