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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pedrosa, Celia de Moraes Rego | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Maria José Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Leal, Paula Glenadel | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Fernanda Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760303 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação investiga, à luz de teorias sobre a subjetividade lírica e da teoria queer, aliadas ao estudo de literatura, interseções entre as obras de Ana Cristina Cesar e Maria Isabel Iorio, sobretudo no que tange à relação entre poesia, corpo e endereçamento. Da primeira, destacam-se os poemas e prosas poéticas reunidas em Poética (Companhia das Letras, 2013) e os artigos e textos críticos reunidos em Crítica e tradução (Companhia das Letras, 2016); e, da segunda, os livros Em que pensaria se estivesse fugindo (Urutau, 2016) e Aos outros só atiro o meu corpo (Urutau, 2019). Nossa leitura se propõe também a (re)pensar parte da fortuna crítica sobre Ana C., ao mesmo tempo que busca identificar as especificidades da poesia de Iorio. Para tanto, interessa perceber, em primeiro lugar, as diferentes estratégias de endereçamento nessas poéticas: as cartas e e-mails publicados como poemas, os vocativos, as perguntas sem resposta, as epígrafes, as dedicatórias... E, em segundo, compreender como a prática de uma poesia performada na direção do leitor, que com ele conversa, passa pelos afetos, potências e políticas do corpo. Trata-se também de investigar como se apresentam as ambiguidades e hibridizações de gêneros (textual, sexual) e de perceber como as hibridizações formais operadas por essas poéticas, ao mesclar diversos gêneros textuais a desenhos, por exemplo, se relacionam com a performance de uma poesia endereçada. Ensejamos, assim, certa fricção entre essas poéticas a fim de que, “lubrificando passagens ressentidas”, para lembrar Ana C., percebamos melhor a relação triangular que ambas estabelecem entre autoras, textos e leitoras. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates, under theories about lyric’s subjectivity and queer theory, allied to the study of literature, intersections between the works of Ana Cristina Cesar and Maria Isabel Iorio, especially with regard to the relationship between poetry, body and addressing. Of the first one of them, stand out poems and poetic proses gathered in Poética (Companhia das Letras, 2013) and the and the articles and critical texts gathered in Crítica e tradução (Companhia das Letras, 2016); and, of the second one, the books Em que pensaria se estivesse fugindo (Urutau, 2016) e Aos outros só atiro o meu corpo (Urutau, 2019). Our reading also proposes to (re)think part of the critical fortune about Ana C., while seeking to identify the specificities of Iorio’s poetry. To this end, it is important to understand, first, the different strategies of addressing in these poethics: the letters and e-mails published as poems, vocatives, unanswered questions, epigraphs, dedications... And, secondly, to understand how the practice of a poetry performed in the direction of the reader, who talks with him, goes through body’s affections, powers and politics. It is also a matter of investigating how the ambiguities and hybridizations (of genders and genres) are presented, and of perceiving how the formal hybridizations operated by these poetics, by mixing several textual genres to drawings, for example, relate to the performance of an addressed poetry. We thus give rise to certain friction between these poetics so that, “lubricating resentful passages”, to remind Ana C., we may better perceive the triangular relationship that both establish between authors, texts, and readers. | - |
Descrição: dc.description | 127 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ana Cristina Cesar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maria Isabel Iorio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endereçamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cesar, Ana Cristina, 1952-1983 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ana Cristina Cesar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maria Isabel Iorio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adressing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Woman’s writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queer theory | - |
Título: dc.title | My dear: endereçamento, corpo e desejo na poesia de Ana Cristina Cesar e Maria Isabel Iorio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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