Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Julietti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, Yuri Folly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24428 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760300 | - |
Descrição: dc.description | Conceber a biblioteca escolar como parte indispensável da educação é essencial para a formação dos indivíduos. Neste sentido, o papel da biblioteca escolar deve ultrapassar a função de somente armazenar documentos. Deve promover atividades e eventos que tenham como objetivo capacitar os indivíduos em formação em atender às suas necessidades educacionais e informacionais. O bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica promove a plena integração da biblioteca para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber. Portanto, a biblioteca e a escola devem convergir entre si, pois ambas buscam promover a educação e cultura por meio da disseminação do conhecimento para o letramento e competência informacional. Para tratar deste tema, a presente pesquisa formulou o seguinte problema: Qual a importância das bibliotecas escolares na formação e na educação dos indivíduos na sociedade e o que se espera seja a atuação do bibliotecário neste ambiente educacional? O objetivo principal do presente estudo foi o de apresentar a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, que desperta o interesse e prazer de ler através de atividades e eventos promovidos pelo bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica, para além de demonstrar a importância do desenvolvimento da competência informacional para uma atuação cidadã. O presente estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é de suma importância que a biblioteca escolar faça parte da educação dos indivíduos em formação, junto com a interação da equipe pedagógica, tornando-se integrada na instituição de ensino na qual está inserida, para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber. | - |
Descrição: dc.description | Designing the school library as an indispensable part of education is essential for the formation of individuals. In this sense, the role of the school library must go beyond the function of just storing documents. It should promote activities and events that aim to train individuals in training to meet their educational and informational needs. The librarian, together with the pedagogical team, promotes the full integration of the library so that it becomes a source and promoter of culture and knowledge. Therefore, the library and the school must converge with each other, as both seek to promote education and culture through the dissemination of knowledge for literacy and informational competence. To address this issue, this research formulated the following problem: What is the importance of school libraries in the formation and education of individuals in society and what is expected to be the role of the librarian in this educational environment? The main objective of this study was to present the school library as a diffusing center of educational practice, which arouses the interest and pleasure of reading through activities and events promoted by the librarian in conjunction with the pedagogical team, in addition to demonstrating the importance of development of informational competence for citizen action. The present study was conducted through a literature review. It is concluded that it is of paramount importance that the school library is part of the education of individuals in training, together with the interaction of the pedagogical team, becoming integrated in the educational institution in which it is inserted, so that it becomes a source and promoter of culture and knowledge. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | School librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Título: dc.title | A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: