Sequência de ensino investigativa utilizando tics para o ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Diego Moura-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Thuany Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760271-
Descrição: dc.descriptionCom a imersão da sociedade no ambiente digital devido ao avanço tecnológico, o modelo de ensino tradicional se mostra cada vez mais ultrapassado, ineficaz e pouco atrativo. Nesse contexto, a adoção de ferramentas tecnológicas no ambiente educacional possibilita inovar métodos e práticas pedagógicas, além de ter o potencial de redefinir as interações entre alunos e professores, bem como a relação entre a escola e a comunidade, diversificando os ambientes de construção do conhecimento e transformando significativamente os processos e as metodologias de aprendizagem. Com base em metodologias ativas de ensino e na aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o propósito deste trabalho de conclusão de curso é identificar indícios de que a adoção de tecnologias digitais, especificamente a utilização de simuladores, atrelada a aplicação de uma sequência de ensino investigativa facilita a aprendizagem, tornando as aulas de Química mais atrativas e interessantes para os alunos. Procura-se promover uma avaliação de natureza qualitativa e quantitativa das experiências ocorridas por meio da aplicação do método em uma instituição pública de ensino, para alunos do Ensino fundamental 2. Essas avaliações tiveram como foco a análise do recurso pedagógico utilizado, bem como dos benefícios na aprendizagem proporcionados por ele, com o intuito de comprovar as vantagens decorrentes da utilização de uma sequência de ensino investigativo em conjunto com simuladores no ensino de Química. Como resultados tem-se que, quanto ao método, a atividade se mostrou eficaz para o aumento da motivação e dinamismo da aula, e quanto às aprendizagens, verificou-se que o método proposto pode ter proporcionado um aprendizado mais efetivo do conteúdo.-
Descrição: dc.descriptionWith society immersed in the digital environment due to technological advances, the traditional teaching model appears increasingly outdated, ineffective, and unappealing. In this context, the adoption of technological tools in the educational environment enables the innovation of methods and pedagogical practices, with the potential to redefine interactions between students and teachers, as well as the relationship between the school and the community. This diversification of knowledge-building environments significantly transforms processes and methodologies of learning. Based on active teaching methodologies and the application of Information and Communication Technologies (ICTs), the purpose of this thesis is to identify evidence that the adoption of digital technologies, specifically the use of simulators, combined with the implementation of an investigative teaching sequence, facilitates learning, making chemistry classes more engaging and interesting for students. We seek to conduct a qualitative and quantitative evaluation of the experiences through the implementation of this method in a public elementary school. The evaluations focus on analyzing the pedagogical resource used and the benefits in learning it provides, aiming to demonstrate the advantages of using an investigative teaching sequence combined with simulators in chemistry education. As a result, regarding the method, the activity proved to be effective in increasing motivation and dynamism in the class, and concerning the learning outcomes, it was observed that the proposed method may have facilitated a more effective learning of the content.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectSimulador-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectICTs-
Palavras-chave: dc.subjectSimulator-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodology-
Título: dc.titleSequência de ensino investigativa utilizando tics para o ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.