O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSbano, Valmir Cândido-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Patricia Vasconcellos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760269-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa articula o sujeito histórico e cultural de Vigotski com a valorização social e cultural do convívio com o meio natural, concebendo o ambiente e a exposição escolar à ambientação natural (flora e fauna) como signos e instrumentos de mediação sociocultural do ensino de ciências. Partimos dos estudos que constatam que as crianças contemporâneas estão cada vez mais privadas do convívio com ambientes naturais preservados; privadas da interação direta com eles. Desenvolvemos a evidência de este distanciamento trazer prejuízos para o desenvolvimento de habilidades emocionais, físicas e cognitivas. Constatamos, por entrevistas e análises de entrevistas feitas em uma escola pública, certa desatenção das escolas e dos professores, relativamente a esta dimensão da mediação cultural. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, baseada em duas investigações: a análise crítica de uma entrevista com professoras (de uma escola pública regular, situada em Niterói/RJ) sobre a inserção do Ensino de Ciências da Natureza e da Educação Ambiental na Educação Infantil; a composição de um diário de campo em que foi possível registrar o desenvolvimento de brincadeiras com as crianças da Educação Infantil da mesma escola pública, a partir dos simbólicos “elementos da natureza” – água, terra, fogo e ar. Como produto final desta pesquisa, um caderno de orientação pedagógica para o ensino de ciências na Educação Infantil, embasado em brincadeiras com a natureza e voltado para a articulação crítica das questões ambientais.-
Descrição: dc.descriptionThis research articulates Vygotsky's historical and cultural subject with the social and cultural appreciation of living with the natural environment, conceiving the environment and school exposure to the natural environment (flora and fauna) as signs and instruments of sociocultural mediation in science teaching. We have started from studies that confirm that contemporary children are increasingly deprived of contact with preserved natural environments; deprived of direct interaction with them. We developed evidence that this distancing harms the development of emotional, physical and cognitive skills. Through interviews and analysis of interviews carried out in a public school, we have found a certain lack of attention on the part of schools and teachers to this dimension of cultural mediation. The methodology used was of a qualitative nature, based on two investigations: the critical analysis of an interview with teachers (from a regular public school, located in Niterói/RJ) about the insertion of the Teaching of Natural Sciences and Environmental Education in Early Childhood Education ; the composition of a field diary in which it was possible to record the development of games with children from kindergarten in the same public school, based on the symbolic “elements of nature” – water, earth, fire and air. As a final product of this research, a pedagogical guidance notebook for teaching science in Early Childhood Education, based on games with nature and aimed at the critical articulation of environmental issues.-
Descrição: dc.description123 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil, Vigotski, educação ambiental crítica; ensino de ciências.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação ambiental, Educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectearly childhood education, Vygotsky, critical environmental education; science teaching.-
Título: dc.titleO Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.