Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastellano, Mayka-
Autor(es): dc.contributorResende, Fernando-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lucia-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Paula Alves-
Autor(es): dc.creatorBelo, Pollyane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760245-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.description172f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOutros-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectVisualidade-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectFicções-
Palavras-chave: dc.subjectHollywood-
Palavras-chave: dc.subjectOutro (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectHollywood (Califórnia, Estados Unidos)-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectColonialismo-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia política-
Título: dc.titleNegociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.