O direito da criança à participação no processo educativo: o que dizem os documentos legais, os adultos e as crianças da educação infantil?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColinvaux, Dominique-
Autor(es): dc.creatorCastro, Michele Guedes Bredel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760215-
Descrição: dc.descriptionVive-se hoje uma mudança de paradigma em relação à situação da infância que estabelece que a criança é sujeito ativo de direitos. Esta tese adotou uma abordagem qualitativa para compreender o papel que a criança ocupa como sujeito de direitos à participação no ordenamento legal e nas práticas pedagógicas de duas instituições de educação infantil. A revisão de literatura focalizou estudos sobre as concepções de infância, a participação infantil e os direitos das crianças. As ações investigativas convergiram para os seguintes objetivos: identificar os direitos infantis de participação no processo educativo a partir do ordenamento legal; identificar os direitos infantis de participação no processo educativo a partir das práticas pedagógicas da educação infantil; compreender a concepção de diversos profissionais que atuam com a criança pequena sobre a criança como sujeito de direitos à participação no processo educativo; compreender a concepção das próprias crianças sobre seu direito à participação no processo educativo. Realizei um estudo documental e uma pesquisa empírica em duas instituições educativas: uma escola municipal localizada na periferia da cidade de Juiz de Fora (MG) e uma unidade universitária federal de educação infantil, localizada em Niterói (RJ). Trabalhei com diversos profissionais de educação infantil- diretor, coordenador pedagógico, educadores e o pessoal que atua nos serviços gerais - e crianças de 4 e 5 anos de idade. Para a produção dos dados lancei mão de várias estratégias metodológicas: entrevistas e observações videogravadas com profissionais e crianças de educação infantil, desenhos infantis e uma conversa com educadoras sobre os registros de observação de sua prática. Os resultados mostram que, no ordenamento legal, o direito à participação é assegurado somente a partir da década de 90, com a publicação da Convenção dos Direitos das Crianças. Nas duas instituições pesquisadas, houve divergência. Na Instituição Verde, na maioria das vezes, a participação das crianças ficou nos patamares mais simples de participação; numa frequência menor, as crianças assumiram uma participação consultiva, na qual foram ouvidas sobre os assuntos que lhe diziam respeito. Na Instituição Rosa, por sua vez, a criança também assumiu uma participação simples em alguns momentos, mas na maior parte do tempo sua participação é consultiva e projetiva, quer dizer o adulto adotou uma postura de escuta das crianças, promovendo a sua participação em todos os momentos do processo educativo-
Descrição: dc.descriptionNowadays we have been going through a paradigm change associated to the childhood situation which establishes that the child is an active individual of rights. This thesis adopted a qualitative approach to understand the role that the child has as an individual of rights to participate of the legal ordnance and pedagogic practice of two child educational institutions. The literary review focused in studies about childhood concepts, child participation and children's rights. The investigating actions converged to the following objectives: identify children's rights to participate in the educational process from pedagogic practice of child education: understand the concept of many different professionals that work with children about the child as an individual of right to participate in the educational process; understand the child's concept about their rights in the participation of the educational process. Two documented studies and empirical research were made at two educational institutions. one a municipal school located at the outskirts of the city Juiz de Fora (MG) and an educational unit of a federal university for children, located in Niterói (RJ). I worked with vary child educational professionals — headmasters, pedagogic coordinators, teachers, and staff members that do general service and children of4 and 5 years old. For the data production I used many methodological strategies: interviews and video recordings with educational professionals and children, children’s drawing and conversations with educators about the registration of the observations made of their practice. The results show that the legal ordnance, the right to participated is ensured only from the nineties, with the publication of the Children's Rights Convention. There were some divergences among the two institutions where the researches were made. In the green institution, most of the time, children participation stayed at the simplest level; with less frequency, they assumed a consulting participation, where they were heard about the matters that involve them. In UFF Day Care, children also had at certain times a simple participation, but most of the time their participation is consulting and projective, in other words the adults adopted a listening posture towards the children, which generated children's participation in all of the moments of the educational process-
Descrição: dc.description326 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito das crianças-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito de direitos-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos da criança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de criança - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito de direito-
Palavras-chave: dc.subjectInfância - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectChildren right-
Palavras-chave: dc.subjectChild participation-
Palavras-chave: dc.subjectIndividual of rights-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Título: dc.titleO direito da criança à participação no processo educativo: o que dizem os documentos legais, os adultos e as crianças da educação infantil?-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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