O processo de construção de um instrumento baseado em comunicação terapêutica para monitorização telefônica ao hipertenso: um relato de experiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Dayse Mary da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0432978910790784-
Autor(es): dc.contributorBraga, André Luiz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5057225456049622-
Autor(es): dc.contributorSanchez, Maritza Consuelo Ortiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2942565000981441-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marli Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorttp://lattes.cnpq.br/2151955519016240-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0176275347755889-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Daiana Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760209-
Descrição: dc.descriptionA hipertensão arterial é de um dos principais fatores de risco para desfechos cardiovasculares. Nesse contexto, a monitorização telefônica é uma intervenção que proporciona uma continuidade no cuidado prestado. E se associada à comunicação terapêutica na relação enfermeiro/paciente traz uma perspectiva fundamental e torna-se imprescindível no relacionamento interpessoal. A comunicação é cada vez mais uma competência a ser desenvolvida pelo Enfermeiro, não só pela sua importância na relação que se estabelece entre intervenientes no processo de cuidar, por constituir um bom indicador da qualidade do cuidado, mas também pelo fato de visar a promoção do autocuidado do paciente hipertenso.Nesta experiência, ao observar grandes intervalos entre as consultas presencias em um Ambulatório de Hipertensão Resistente de um hospital universitário no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro e da necessidade de um maior acompanhamento dos pacientes hipertensos, este estudo teve como objetivo relatar a experiência da construção de um instrumento para monitorização telefônica baseado em comunicação terapêutica visando o autocuidado. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, o qual ocorreu no período de dezembro de 2017 a outubro de 2018. Para este estudo, foram estabelecidas quatro etapas, onde observou-se os seguintes resultados: primeira, referente a construção do primeiro instrumento para a monitorização, com dados de identificação e estado geral; segunda, aplicação do instrumento a 49 hipertensos, sob anonimato, do ambulatório, com percepção da satisfação, na qual percebeu-se a necessidade de ampliar o conteúdo do instrumento baseado em comunicação terapêutica, com propósito da promoção do autocuidado e criação de maior vínculo; terceira, buscou-se evidências científicas para construção do instrumento final, por meio de 03 revisões bibliográficas; quarta, foi elaborado o instrumento para monitorização baseado em comunicação terapêutica. Conclui-se que para monitorização telefônica a hipertensos pode-se utilizar estratégias que facilitem o desenvolvimento do relacionamento terapêutico, como o uso de um instrumento baseado em comunicação terapêutica. Desta forma, trazendo melhoria nas relações interpessoais com criação de vínculos, educação em saúde, promoção a saúde e melhoria do autocuidado.-
Descrição: dc.descriptionHypertension is one of the main risk factors for cardiovascular outcomes. In this context, telephone monitoring is an intervention that provides continuity in the care provided. And if it is associated with therapeutic communication in the nurse / patient relationship it brings a fundamental perspective and becomes essential in the interpersonal relationship. Communication is increasingly a competence to be developed by the Nurse, not only because of its importance in the relationship that is established between actors in the care process, but it is a good indicator of the quality of care, but also because it aims to promote self-care of the hypertensive patient. In this experiment, when observing large intervals between the consultations presences in a Hypertension Clinic of a university hospital in the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro and the need for a greater follow-up of hypertensive patients, this study had as objective to report the experience of the construction of an instrument for telephone monitoring based on therapeutic communication aiming at self care. It is a descriptive study, a type of experience report, which occurred in the period from December 2017 to October 2018. Four stages were established for this study, where the following results were observed: first, referring to the construction of the first instrument for monitoring, with identification data and general state; second, the application of the instrument to 49 hypertensive patients, under anonymity, from the outpatient clinic, with satisfaction perception, in which the need to broaden the content of the instrument based on therapeutic communication was verified, with the purpose of promoting self-care and creating a greater link; third, scientific evidence was sought for the construction of the final instrument, through 03 bibliographic reviews; fourth, the instrument for monitoring based on therapeutic communication was developed. It is concluded that for telephone monitoring of hypertensive patients, strategies can be used to facilitate the development of the therapeutic relationship, such as the use of an instrument based on therapeutic communication. In this way, bringing improvement in interpersonal relationships with linkage creation, health education, health promotion and self-care improvement.-
Descrição: dc.description61 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelenfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectHipertensão-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem no consultório-
Palavras-chave: dc.subjectContinuidade da assistência ao paciente-
Palavras-chave: dc.subjectAutocuidado-
Palavras-chave: dc.subjectTelenursing-
Palavras-chave: dc.subjectHealth communication-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectNursing; interpersonal relations-
Palavras-chave: dc.subjectHypertension-
Palavras-chave: dc.subjectOffice nursing-
Título: dc.titleO processo de construção de um instrumento baseado em comunicação terapêutica para monitorização telefônica ao hipertenso: um relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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