O papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C.

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Autor(es): dc.contributorCardoso, Ciro Flamarion Santana-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Lívia Lindóia Paes-
Autor(es): dc.contributorMendes, Norma Musco-
Autor(es): dc.contributorRosa, Cláudia Beltrão da-
Autor(es): dc.contributorTacla, Adriene Baron-
Autor(es): dc.creatorOlivieri, Filippo Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760194-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é pesquisar o papel dos druidas na sociedade céltica na Gália pré-romana, principalmente através das fontes clássicas, em articulação com a pesquisa arqueológica e a literatura irlandesa pré-cristã. Os druidas faziam parte da elite celta na Gália (e na Britânia) pré-romana nos séculos II e I a.C. e detinham prerrogativas político-religiosas e judiciárias. Ao contrário da maioria das concepções, as prerrogativas políticas permitiam que exercessem ingerência sobre assuntos ligados ao comércio e à eleição do vergobreto entre os povos que se tornaram Estado. Os druidas atuavam nos oppida e podem ter participado da formação estatal de povos do centro-leste da Gália. Neste contexto, intermediavam as relações entre as civitates celtas e a República romana. O fornecimento de vinho italiano para os oppida celtas na Gália nos séculos II e I a. C., principalmente para ser consumido nos festins religiosos, passava pela ingerência do grupo político-religioso. Os druidas também eram responsáveis pela administração dos cultos nos santuários, incluindo os sacrifícios humanos e animais, e pela elaboração de um sistema de crenças religiosas. Estas crenças legitimavam os festins e buscavam estimular o engajamento da clientela (os ambactos) a serviço dos nobres, bem como realçar sentimentos de identidade entre muitos povos da Gália pré-romana. No período do Alto Império, os druidas não estavam apenas à frente da oposição a Roma. Neste período eles desapareceram como instituição, mas muitos tiveram participação ativa na romanização da Gália através do engajamento em carreiras instauradas pela ordem romana. A “fusão” do culto imperial com crenças celtas foi um dos principais fatores que legitimaram a dominação romana. Muitos druidas tornaram-se decuriões, professores ou sacerdotes nos templos romanos.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims at examine the role of druids in Celtic society in pre-Roman Gaul, mainly through classic sources in combination with an archaeological research and Irish preChristian literature. Druids belonged to Celtic upper class in pre-Roman Gaul (and in Britain) between II and I B.C. and owned political, religious and legal prerogatives. Differently from what most points of view ascertain, political prerogatives did allow druids obtain control on subjects related to trade and to the election of the vergobret for peoples newly emancipated as an Estate. Besides their influence in oppida, druids may have played a part in the Estate formation of center west Gaulish peoples. In such a context, they intersected relations between Celtic civitates and the Roman Republic. Moreover, Italian vine provision for Celtic oppida between II and I centuries B.C. – mainly the one to be used on religious feasts – was submitted to this political religious group’s control. Druids were also responsible for the organization of cults in sanctuaries, including human and animal sacrifices, and for the elaboration of a religious beliefs system. Such beliefs legitimated feasts and sought to encourage the engagement of customers (the ambacts) to serve aristocracy, besides strengthening an identity feeling among many pre-Roman Gaulish peoples. During High Empire, druids did more than lead an opposition toward Rome. Although they had vanished as an institution, many of them had an active participation in Gaul Romanization through engagement on occupations designated by Roman supremacy. Imperial cult ‘fusion’ with Celtic beliefs was one of the main causes that contributed to legitimate Roman domination. Several druids became decurions, teachers or priests in Roman temples.-
Descrição: dc.description324 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Gália-
Palavras-chave: dc.subjectDruidas-
Palavras-chave: dc.subjectCivilização celta-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Gália-
Palavras-chave: dc.subjectCelta-
Palavras-chave: dc.subjectDruida e druidismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Gaul-
Palavras-chave: dc.subjectDruids-
Palavras-chave: dc.subjectCeltic Civilization-
Título: dc.titleO papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C.-
Título: dc.titleO papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C.-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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