Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Velloso Júnior, André Ricardo Quintão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760177 | - |
Descrição: dc.description | Trata da questão do acesso à informação por parte dos usuários portadores de deficiência visual na Biblioteca Central do Gragoatá. Procura avaliar de que forma a biblioteca vem atendendo às demandas informacionais das pessoas com deficiências visuais. Utiliza de uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Possui como objetivos a contextualização histórica e legal da questão da inclusão no Brasil; a identificação dos meios de informação disponíveis para os deficientes visuais; o apontamento das dificuldades que os deficientes visuais encontram para o acesso à informação; e a sugestão de melhorias e soluções para os possíveis problemas. Dentre os procedimentos metodológicos está a realização de levantamento bibliográfico para contextualizar a temática e pesquisa de campo. A coleta de dados seu deu através de entrevistas com duas bibliotecárias da UFF. Conclui que é necessário que haja maior preocupação para com a inclusão do deficiente visual no ambiente universitário, para que o mesmo possa ter devido acesso à informação desejada | - |
Descrição: dc.description | It talks about the issue of the access to information by users with visual disability in Gragoatá Central Library. Seeks to assess how the library has been serving the informational needs of people with visual impairments. It uses a qualitative approach and is characterized as a case study. It has as objectives the historical and legal context of the inclusion issue in Brazil; the identification of the media available for the visually impaired; the appointment of the difficulties that the visually impaired are for access to information; and suggest improvements and solutions to possible problems. Among the methodological procedures are conducting a literature review to contextualize the subject and field research. Data collection was through interviews with two librarians of UFF. It concludes that there must be greater concern for the inclusion of the visually impaired in the university environment, so that it may have due access to the desired information | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiente visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | University library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Fluminense University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gragoatá Central Library (GCL) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visually impaired | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blind | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Título: dc.title | Acesso à informação para deficientes visuais na Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: