Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorSüssekind, Maria Luiza-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Alexandra-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Allan de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760176-
Descrição: dc.descriptionNuma perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças”-
Descrição: dc.descriptionIn a research perspective of listening of the polyphony of the teachers and of their experience in "philosophy with children", I wonder about the impact of this philosophical experience in the daily life of teachers, as well as in my formation. Along the way, a literature search led me to learn about the potential of philosophy through two educational practices - the "Philosophy for Children" and the "Philosophy with Children". In dialogue with teachers, I highlight images of the "to be and do teacher" and their political strategies and emancipatory practices in the school context. Connections between this way of understanding the teacher, his self-formative process and the way of philosophizing were identified from the narratives of the teachers involved in the "Philosophy with Children" project conducted in a public school in Angra dos Reis, RJ. Implicated in this process, I leave explicit the my own "self-training". Thus, the thesis presented here is an emergency of the meeting between "Teacher Training", "Self-training" and "Philosophy with Children"-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAutoformação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia com crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-training-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy with children-
Título: dc.titleFilosofia com crianças, autoformação e formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.