Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.contributor | Süssekind, Maria Luiza | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Alexandra | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Allan de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760176 | - |
Descrição: dc.description | Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças” | - |
Descrição: dc.description | In a research perspective of listening of the polyphony of the teachers and of their experience in "philosophy with children", I wonder about the impact of this philosophical experience in the daily life of teachers, as well as in my formation. Along the way, a literature search led me to learn about the potential of philosophy through two educational practices - the "Philosophy for Children" and the "Philosophy with Children". In dialogue with teachers, I highlight images of the "to be and do teacher" and their political strategies and emancipatory practices in the school context. Connections between this way of understanding the teacher, his self-formative process and the way of philosophizing were identified from the narratives of the teachers involved in the "Philosophy with Children" project conducted in a public school in Angra dos Reis, RJ. Implicated in this process, I leave explicit the my own "self-training". Thus, the thesis presented here is an emergency of the meeting between "Teacher Training", "Self-training" and "Philosophy with Children" | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia com crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy with children | - |
Título: dc.title | Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: