O que pensam e como pensam sobre meio ambiente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPires, Armando Cypriano-
Autor(es): dc.contributorCataldi, Marcio-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Dirlane de Fátima do-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Bárbara Flôr Rimolo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760171-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo fundamentar a importância de compreensão das percepções ambientais de sujeitos e atores sociais diversos como forma de tornar a educação ambiental como prática do engenheiro ambiental, mais efetiva rumo ao futuro sustentável e sustentado a longo prazo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de roteiro que permitiu explorar a noção ambiental de cada indivíduo e o papel que ele acredita desempenhar neste contexto. A história da relação homem-natureza e a história do movimento ambiental são visitadas para tornar compreensível o comportamento do homem atual, através de correlações entre os olhares atuais e os períodos históricos a eles associados. As respostas dos 13 entrevistados encontram-se resumidas em quadros informando os recortes dos áudios segundo temas. O tempo total de gravação foi de 04h18min28s. Foi concluído ser central buscar compreender o olhar e a visão de mundo do outro, como forma de potencializar o processo educacional. Reconhece a técnica de entrevista e da foto-elicitação como disparadora de percepção, memórias e ideias, possibilitando implicar o sujeito no tema em estudo e; a amostra teórica como garantia da pluralidade de perfis e de diversidade nas falas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to substantiate the importance of understanding the environmental perceptions of subjects and social actors as a way to make environmental education as a practice of environmental engineer, more effective towards the sustainable future and sustained long-term. Interviews were conducted with a script that allows exploring the environmental notion of each individual and the role he believes to play in this context. The history of the man-nature relationship and the history of the environmental movement are visited to make understandable the behavior of the current man, throughout correlations between current sights of view and their historical context. The answers of the 13 interviewees are summarized in tables informing the clippings of the audios according to themes. The total recording time was 04h18min28s. The study concludes to be central in seeking to understand the look and the worldview of the other, as a way to potentialize the educational process. It recognizes the technique of interview and photo-elicitation as a trigger of perception, memories and ideas, allowing the subject to be implicated in the subject under study and; theoretical sample as a guarantee of the plurality of profiles and diversity in the speeches.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelação homem-natureza-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectRelação homem-natureza-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMan-nature relation-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental perception-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Título: dc.titleO que pensam e como pensam sobre meio ambiente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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