Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Armando Cypriano | - |
Autor(es): dc.contributor | Cataldi, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Dirlane de Fátima do | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Bárbara Flôr Rimolo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12219 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760171 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo fundamentar a importância de compreensão das percepções ambientais de sujeitos e atores sociais diversos como forma de tornar a educação ambiental como prática do engenheiro ambiental, mais efetiva rumo ao futuro sustentável e sustentado a longo prazo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de roteiro que permitiu explorar a noção ambiental de cada indivíduo e o papel que ele acredita desempenhar neste contexto. A história da relação homem-natureza e a história do movimento ambiental são visitadas para tornar compreensível o comportamento do homem atual, através de correlações entre os olhares atuais e os períodos históricos a eles associados. As respostas dos 13 entrevistados encontram-se resumidas em quadros informando os recortes dos áudios segundo temas. O tempo total de gravação foi de 04h18min28s. Foi concluído ser central buscar compreender o olhar e a visão de mundo do outro, como forma de potencializar o processo educacional. Reconhece a técnica de entrevista e da foto-elicitação como disparadora de percepção, memórias e ideias, possibilitando implicar o sujeito no tema em estudo e; a amostra teórica como garantia da pluralidade de perfis e de diversidade nas falas. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to substantiate the importance of understanding the environmental perceptions of subjects and social actors as a way to make environmental education as a practice of environmental engineer, more effective towards the sustainable future and sustained long-term. Interviews were conducted with a script that allows exploring the environmental notion of each individual and the role he believes to play in this context. The history of the man-nature relationship and the history of the environmental movement are visited to make understandable the behavior of the current man, throughout correlations between current sights of view and their historical context. The answers of the 13 interviewees are summarized in tables informing the clippings of the audios according to themes. The total recording time was 04h18min28s. The study concludes to be central in seeking to understand the look and the worldview of the other, as a way to potentialize the educational process. It recognizes the technique of interview and photo-elicitation as a trigger of perception, memories and ideas, allowing the subject to be implicated in the subject under study and; theoretical sample as a guarantee of the plurality of profiles and diversity in the speeches. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação homem-natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação homem-natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Man-nature relation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Título: dc.title | O que pensam e como pensam sobre meio ambiente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: