Natureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorGalindo, Mônica Abrantes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8528696754969891-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1225696752746491-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Feliphe de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760166-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma sequência de ensino investigativa (SEI) que busca promover a alfabetização científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luz-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes a sequence of investigative teaching that seeks to promote scientific literacy in high school students from a historical problem to discuss the nature of light. In general, the teaching of optics in high school is concentrated in geometric optics, which despite satisfactorily explaining phenomena such as the reflection and refraction of light, is limited when the discussion is about its wave nature. This does not allow discussing phenomena such as diffraction and interference, consequently, the discussion about the nature of light is relegated to the background. In this sense, our proposal of research teaching from experimental activities seeks to study the boundary between the newtonian corpuscular theory and the wave theory of light-
Descrição: dc.description119f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza da luz-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectNature of light-
Palavras-chave: dc.subjectSequence of investigative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Título: dc.titleNatureza corpuscular e ondulatória da luz: uma sequência de ensino investigativa para promover alfabetização científica-
Título: dc.titleCorpuscular and ondulatory nature of light: a sequence of investigative teaching to promote scientific literacy-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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