O projeto "Os peixes e seus amigos marinhos": uma experiência de aprendizagem na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorMatos, Kate Lane Ribeiro Ferreira Damasceno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760165-
Descrição: dc.descriptionÉ possível explorar as Ciências Naturais com crianças pequenas? De que forma? Neste trabalho monográfico vamos refletir sobre a importância de incentivar as crianças ao conhecimento do mundo em que vivemos numa visão científica e de que forma isso é possível. Apresento reflexões sobre minha prática docente na Educação Infantil (EI), tendo, como campo de pesquisa, Projetos de Trabalho desenvolvidos na EI, com ênfase nas Ciências Naturais. Trago, para tecer minhas análises, o Projeto de Trabalho que desenvolvi com minha turma de EI, no ano de 2009, na rede municipal de Angra dos Reis. O projeto “Os Peixes e seus Amigos Marinhos” visava colaborar com a ampliação dos conhecimentos das crianças sobre as Ciências Naturais. Primeiro, veremos a “Educação Infantil como um Espaço de Direito e Aprendizagens”, faremos uma retrospectiva da EI, mostrando o contexto histórico da EI, passando pelo processo educacional no Brasil e as transformações até os dias atuais, afirmando a primeira etapa da Educação Básica como direito das crianças. Em seguida, através de uma fundamentação teórica voltada ao contexto da importância do ensino de Ciências desde a primeira infância, veremos como ocorre “A Aprendizagem de Ciências na Educação Infantil” e a importância deste conhecimento. Logo, de maneira prática, através do relato d’ “O Projeto ‘Os Peixes e Seus Amigos Marinhos’”, que deu origem a esse trabalho monográfico, veremos como a prática pedagógica pode ser vivenciada pelas crianças. Por fim, chegamos à conclusão, onde busco reunir as razões que me levaram a desenvolver o projeto e a relevância que ele tem no meu percurso profissional, assim como, porque identifico a experiência narrada como potencializadora de reflexões sobre uma Educação Infantil como espaço de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionIs it possible to explore the Natural Sciences with young children? In what way? In this monographic work we will reflect on the importance of encouraging children to know the world we live in from a scientific point of view and how this is possible. I present reflections on my teaching practice in Early Childhood Education (EI), having, as a research field, Work Projects developed in EI, with an emphasis on Natural Sciences. I bring, to weave my analyses, the Work Project that I developed with my EI class, in the year 2009, in the municipal network of Angra dos Reis. The project "The Fish and their Marine Friends" aimed to collaborate with the expansion of children's knowledge about Natural Sciences. First, we will see “Childhood Education as a Space for Law and Learning”, we will make a retrospective of EI, showing the historical context of EI, going through the educational process in Brazil and the transformations until the present day, affirming the first stage of Basic Education as children's rights. Then, through a theoretical foundation focused on the context of the importance of teaching Science from early childhood, we will see how “The Learning of Science in Early Childhood Education” occurs and the importance of this knowledge. Therefore, in a practical way, through the report of "The Project 'Os Peixes e Seus Amigos Marinhos'", which gave rise to this monographic work, we will see how the pedagogical practice can be experienced by children. Finally, we reach the conclusion, where I seek to gather the reasons that led me to develop the project and the relevance it has in my professional career, as well as why I identify the narrated experience as a potential for reflections on Early Childhood Education as a learning space.-
Descrição: dc.description68 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectCiências na educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho com projetos-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood, science-
Palavras-chave: dc.subjectScience in early childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectWork with projects-
Palavras-chave: dc.subjectWork project-
Título: dc.titleO projeto "Os peixes e seus amigos marinhos": uma experiência de aprendizagem na Educação Infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.