
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marins, Pedro Nogueira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760145 | - |
| Descrição: dc.description | Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa realizada para a elaboração de uma dissertação que mapeou experiências envolvendo o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói (CEN) na década de 1970. O recorte aqui apresentado trata das experiências realizadas no então primeiro ciclo do primeiro grau, entre os anos de 1972 e 1974, sob a coordenação de Thereza Richa. Foram consideradas como fontes de pesquisas documentos oficiais da escola, depoimentos de antigos professores e artigos da imprensa local. Foi possível notar que esta experiência teve influência de Frédérique Papy e Zoltan Dienes. Consideramos que esta pesquisa amplia as discussões sobre o MMM no Rio de Janeiro e a rede de agentes envolvidos a partir de propostas institucionalizadas. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | SBEM RJ | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento da Matemática Moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Educacional de Niterói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino no primeiro grau | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Educação da Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática - História - Niterói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Educacional de Niterói | - |
| Título: dc.title | Experiências com matemática moderna em turmas do primeiro grau na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: