Percepções de estudantes da licenciatura em Educação do Campo sobre práticas integrativas e complementares no SUS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorPincos, Priscila-
Autor(es): dc.creatorGomes, Thamires Sobreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30373-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760113-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a necessária formação docente para atuação na Educação Básica, especialmente de atuantes em escolas do campo, apresentamos e discutimos os resultados de uma investigação qualitativa que aferiu os conhecimentos que estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense informaram ter sobre práticas integrativas e complementares em saúde, principalmente no que se refere ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos e à saúde da mulher. Partimos de experiências adquiridas durante o Tempo Comunidade, com o eixo temático “Educação Popular em Saúde: ênfase nas mulheres e crianças”, para respondermos ao seguinte problema de pesquisa: qual o grau de conhecimento agregado que estudantes da LEC/UFF têm sobre práticas integrativas e complementares em saúde, particularmente focalizado no uso de plantas medicinais e fitoterápicos e na saúde da mulher?”. Metodologicamente, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica e do levantamento enquanto técnicas procedimentais.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the necessary teacher training to work in Basic Education, especially those working in rural schools, we present and discuss the results of a qualitative investigation that measured the knowledge that students of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at Universidade Federal Fluminense reported having about integrative and complementary health practices, especially with regard to the use of medicinal plants and herbal medicines and women's health. We start from experiences acquired during the Community Time, with the thematic axis “Popular Education in Health: emphasis on women and children”, to answer the following research problem: what is the degree of aggregate knowledge that LEC/UFF students have about integrative practices and complementary health, particularly focused on the use of medicinal plants and herbal medicines and on women 's health?”. Methodologically, we used bibliographic research and survey as procedural techniques.-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas integrativas e complementares no SUS-
Palavras-chave: dc.subjectsaberes populares-
Palavras-chave: dc.subjectsaúde da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectSUS-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes populares-
Palavras-chave: dc.subjectintegrative and complementary practices in the SUS-
Palavras-chave: dc.subjectpopular knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectwomen's health-
Palavras-chave: dc.subjectfield education-
Título: dc.titlePercepções de estudantes da licenciatura em Educação do Campo sobre práticas integrativas e complementares no SUS-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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