Os movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSantana, Carina Elias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760112-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo entender o universo afetivo que está compreendido dentro das relações que acontecem no cotidiano de uma sala de Educação Infantil a partir dos estudos de Henry Wallon, Vygotsky e outros autores que contribuem com as reflexões acerca das “experiências escolares”. Com essa investigação, buscou-se dar ênfase nos movimentos dos afetos que potencializam a aprendizagem e influenciam no desenvolvimento das crianças de forma integral. Assim, a primeira parte expõe os caminhos traçados para a o desenvolvimento da pesquisa. Na segunda parte o conceito de afetividade é estudado à luz da teoria walloniana onde é ressaltada a importância desta teoria para se entender como os laços são construídos nas relações entre os professores e as crianças e como o desenvolvimento social influência nesse processo. A terceira parte reflete sobre os movimentos dos afetos, tendo como referência narrativas oriundas de observações realizadas em uma turma de Educação Infantil. Por fim, na quarta parte são narradas e enfatizadas as experiências afetivas desencadeadas nos diálogos e brincadeiras entre as crianças e professoras, ressaltando a influência da mediação social-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to understand the affective universe that is understood within the relationships that take place in the daily life of an Early Childhood Education room from the studies of Henry Wallon, Vygotsky and other authors who contribute to the reflections about “school experiences”. With this investigation, we sought to emphasize the movements of affects that enhance learning and influence the development of children in an integral way. Thus, the first part sets out the paths outlined for the development of research. In the second part, the concept of affectivity is studied in the light of Wallonian theory, where the importance of this theory is emphasized in order to understand how bonds are built in the relationships between teachers and children and how social development influences this process. The third part reflects on the movements of affects, having as reference narratives from observations made in a class of Early Childhood Education. Finally, in the fourth part, the affective experiences triggered in the dialogues and games between children and teachers are narrated and emphasized, highlighting the influence of social mediation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMediação social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial mediation-
Título: dc.titleOs movimentos dos afetos: afetividade e aprendizagem no contexto da educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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