Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Gelta Terezinha Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Collet, Célia Letícia Gouvêa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Valéria Eduardo Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760104 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Título: dc.title | Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: