Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorCollet, Célia Letícia Gouvêa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Valéria Eduardo Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760104-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)-
Palavras-chave: dc.subjectItinerários-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Título: dc.titleLutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.