Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Fernando Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15325618422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Claudia Nivia Roncarati de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09500870522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787838Z7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56389756422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, José Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:16126129832 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Décio Orlando Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13390867422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4776511560753052 | - |
Autor(es): dc.contributor | Couto, Leticia Rebollo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:38609080722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6224939775524377 | - |
Autor(es): dc.creator | Weiss, Denise Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18385 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760102 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this thesis is to recognize standards of behavior of the participants of conversational activities in lessons of Portuguese for foreigners in Brazilian classes. We present the conversational activity as a composition of two layers: the didactic and the relational ones. In the didactic layer, in which participants aim to observe and to practise aspects of the target language, we analyze how they negotiate information and provide each other chances of development of oral comprehension and production abilities. In the relational layer, in which the participants use the language they are studying to communicate and present themselves displaying their own world views, we observe how the identity features shown by individuals or assigned to them are negotiated | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta tese é reconhecer padrões de comportamento dos participantes de atividades de conversação em aulas de português para estrangeiros ministradas no Brasil. Apresentamos a atividade de conversação como uma composição de duas camadas: a didática e a relacional. Na camada didática, na qual os participantes têm como objetivo estudar a língua-alvo, observamos como as informações são negociadas e como os participantes proporcionam uns aos outros oportunidades de desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral. Na camada relacional, na qual os participantes empregam a língua de estudo para se comunicarem e mostrarem a si mesmos, expondo suas visões de mundo, observamos como são negociados os traços identitários apresentados pelos indivíduos ou atribuídos a eles | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português para estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese for foreigners | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Conversação em aula de português para estrangeiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: