Elaboração de uma cartilha para cuidadores de pacientes pediátricos traqueostomizados na Amazônia Ocidental Brasileira: estudo metodológico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlores, Paula Vanessa Peclat-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0232661366734847-
Autor(es): dc.contributorFaro, André Ricardo Maia da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2023217586176226-
Autor(es): dc.contributorSilva, Liliane Faria da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7147766008783282-
Autor(es): dc.creatorPereira, Iunaira Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760086-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A terminologia traqueostomia foi relatada desde os anos 100 A.C. em placas de pirâmides egípcias, e refere-se à um procedimento invasivo, onde é realizado a abertura da parede da traqueia, possibilitando a comunicação com o meio externo, através de uma cânula. A atenção com crianças que possuem traqueostomia, gera muita ansiedade, temor e desafios para os cuidadores. A equipe de saúde, sobretudo a enfermagem, necessita estar sensibilizada e munida de instrumentos, a fim de acolher e compreender a criança, nessa condição vulnerável, bem como os seus familiares, que estão submetidos a todo instante ao desgaste físico e emocional. Objetivo: Elaborar um Material Educativo: cartilha, com cuidados de transição, voltado ao paciente e sua família/cuidador, para o manejo da traqueostomia em pacientes pediátricos na alta hospitalar. Método: Estudo metodológico desenvolvido em quatro etapas: 1) Definição do conteúdo; 2) Elaboração de um Protótipo da cartilha; 3) Produção da cartilha 4) Avaliação da cartilha por profissionais experts. O cenário da pesquisa ocorreu num hospital infantil da Amazônia Ocidental, que presta atendimento a crianças de 0 a 14 anos, referência para todos os municípios do estado, e aos locais mais carentes e de difícil acesso, como ribeirinhos, áreas isoladas e indígenas. O projeto foi aprovado no comitê de ética em pesquisa através do CAAE:40091920.3001.5009. Resultados: Fase 1: Foram mapeados por meio da Revisão de Escopo, temáticas sobre cuidados de pacientes pediátricos traqueostomizados e elaborados fenômenos de interesse que submergiram temas a serem abordados em uma tecnologia educativa, somado a entrevista com os familiares, que culminou em resultados quantitativos das perguntas fechadas sobre dados sociodemograficos e perguntas abertas sobre os cuidados e dificuldades com o paciente trqueostomizados. A análise do conteúdo ocorreu em três fases: pré-análise; exploração do material e a categorização dos dados. Fase 2: Construiu-se o protótipo da cartilha, com os dados da revisão de escopo e entrevista. Fase 3: Foi relizado a produção da cartilha por profissionais designers. Fase 4: A cartilha foi avaliada por profissionais expersts na área cirúrgica e pediátrica e obteve o índice maior que 0,8 em todos os tópicos de avaliação. Conclusão: Os materiais educativos assumem um papel importante no processo da educação em saúde, pois além de facilitarem a divulgação de conteúdos de aprendizagem, funcionam como um recurso que pode ser disponível para o paciente e sua família, e que eles possam consultá-lo quando tiverem dúvidas durante o processo do cuidado. Produto Gerado: Cartilha.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: The terminology of tracheostomy has been reported since 100 BC on Egyptian pyramid plates and refers to an invasive procedure where the wall of the trachea is opened, allowing communication with the external environment through a tube. The care for children with tracheostomy generates a lot of anxiety, fear, and challenges for caregivers. The healthcare team, especially nurses, needs to be aware and equipped with tools to support and understand the child in this vulnerable condition, as well as their family, who are constantly under physical and emotional stress. Objective: To develop an educational material - a booklet - on transition care, aimed at the patient and their family/caregiver, for the management of tracheostomy in pediatric patients at hospital discharge. Method: Methodological study developed in four stages: 1) Definition of content; 2) Development of a booklet prototype; 3) Production of the booklet; 4) Evaluation of the booklet by expert professionals. The research was conducted in a children's hospital in Western Amazon, which provides care for children aged 0-14 years and serves as a reference for all municipalities in the state, as well as for deprived and hard-to-reach areas, such as riverine communities, isolated areas, and indigenous populations. The project was approved by the research ethics committee through CAAE: 40091920.3001.5009. Results: Phase 1: Themes on care for tracheostomized pediatric patients were mapped through a scope review, and areas of interest were identified for inclusion in an educational technology, in addition to interviews with family members, which resulted in quantitative data on sociodemographic information and open-ended questions on care and difficulties with tracheostomized patients. Content analysis was performed in three phases: pre-analysis; material exploration, and data categorization. Phase 2: The booklet prototype was constructed based on the scope review and interview data. Phase 3: The booklet was produced by professional designers. Phase 4: The booklet was evaluated by expert professionals in the surgical and pediatric fields and obtained an index higher than 0.8 in all evaluation topics. Conclusion: Educational materials play an important role in the health education process, as they not only facilitate the dissemination of learning content but also serve as a resource that patients and their families can consult when they have doubts during the care process. Product Generated: Booklet.-
Descrição: dc.description163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTraqueostomia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da Criança-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência Domiciliar-
Palavras-chave: dc.subjectTraqueostomia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da Criança-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de Assistência Domiciliar-
Palavras-chave: dc.subjectTracheostomy-
Palavras-chave: dc.subjectChild Health-
Palavras-chave: dc.subjectHome Care-
Título: dc.titleElaboração de uma cartilha para cuidadores de pacientes pediátricos traqueostomizados na Amazônia Ocidental Brasileira: estudo metodológico-
Título: dc.titleDevelopment of a booklet for caregivers of pediatric patients with tracheostomy in the Brazilian Western Amazon: a methodological study-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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