Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Dácio Moreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Lyra, Max William Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:55:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:55:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760073 | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this work is to observe current trends in technological development, with the advent of Artificial Intelligences, and how this revolution is impacting education. Today we are envisioning an infinite sea of possibilities and this work proposes to provide a small introduction to a world that did not exist 10 years ago. Thus, this monograph explores the potential impact of Artificial Intelligence (AI) tools on science teaching, addressing everything from AI fundamentals to their applications in the classroom. It discusses the evolution of technological tools, from the old chatbots to the most recent AIs, such as ChatGPT and Midjourney. It analyzes the benefits of AI for students, teachers, and institutions, including the personalization of teaching, assistance in preparing materials, and resource optimization. We will also go through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and how it pushes us to use new technologies, such as Artificial Intelligences, in teaching practices for increasingly democratic and inclusive education. Finally, the monograph critically addresses the limitations and biases inherent in AI programming and training, emphasizing the need for a conscious and ethical approach to adopting these technologies. | - |
Descrição: dc.description | 55 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial (IA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatBot | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Midjourney | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Midjourney | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial Intelligence (AI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatBot | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Midjourney | - |
Título: dc.title | Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: