Comunicação e visibilidade: um estudo sobre a atuação da biblioteca escolar e suas limitações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
Autor(es): dc.contributorSales, Rodrigo de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nathalia Rosária Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:55:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:55:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760058-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o problema gerado pela falta de visibilidade, de recursos e de comunicação entre a biblioteca escolar e a instituição de ensino da qual faz parte. Aborda como objetivo geral a importância do papel da biblioteca escolar e sua integração com o projeto pedagógico da instituição a que faz parte. Objetiva, especificamente, analisar a comunicação entre professor e bibliotecário, a visibilidade (ou falta) que a biblioteca possui dentro da escola e propor estratégias de ação cultural para torná-la visível. Utiliza como metodologia a revisão de literatura nas áreas da educação e da biblioteconomia, além de pesquisa de campo utilizada para levantar dados relevantes e proporcionar embasamento para esta pesquisa. Evidencia, através dos resultados obtidos pela pesquisa de campo, que a biblioteca escolar possui papel essencial em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em todas as fases da vida, e no quanto a interação entre bibliotecário e professor, pela busca da otimização dos serviços oferecidos pela biblioteca, é enriquecedora no planejamento de novas atividades que estimulem o seu desenvolvimento acadêmico. Enfatiza a importância de promover projetos de ação cultural na biblioteca e no papel de agente cultural que o bibliotecário exerce com o objetivo de desenvolver e complementar todo o trabalho pedagógico, social e recreativo já realizado em sala de aula, proporcionando aos alunos a ampliação de seus conhecimentos e suas ideias. Conclui que, além de exercer papel primordial no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do letramento informacional, a biblioteca escolar é um excelente meio de ação cultural e deve adotar medidas que a tornem ativa dentro da escola, contando com maiores recursos e investimento para aprimorar o seu trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe problem caused by the lack of visibility, resources and communication between the scholar library and the educational institution of which it is a part of is the main theme of this article. It addresses the importance of the scholar library and its integration with the pedagogical project of the institution in which it is inserted. Specifically, this article analyses the communication between the teacher and the librarian, the visibility or the lack of it present in the school and propose cultural action strategies in order to enable its visibility. A literature review addressing education and library science was chosen as the methodology of this article as well as field research used to bring up relevant data and provide enough base to this research. Through the results obtained with the field research is noticeable the library plays a very important role regarding the students learning process in all their life phases, and how much this interaction between librarian and teacher is important for the planning of new activities which can stimulate students` academic development. It also emphasizes the importance of promoting cultural action projects in the library and in the cultural agent role the librarian plays with the purpose of developing and complementing all pedagogical, social and recreational work ever done in a classroom, providing enlargement of students’ knowledge and their ideas. It concludes that the scholar library not only plays a very important role in the learning process and in the development of information literacy, but it also is an excellent means of cultural action and it should adopt measures to become active inside school, counting on bigger resources and investments to improve its work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Título: dc.titleComunicação e visibilidade: um estudo sobre a atuação da biblioteca escolar e suas limitações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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