Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Solimá Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Marcelo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Jéssica Maria Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760024 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | This work was developed from experiences in classes of basic education, where it was realized that the work with solving of mathematical problems was little developed and the students were not familiar with these types of activities. From there, we sought theorists who defend the use of problem solving as a facilitator for a more meaningful in the sense of assisting the student in the development of an active attitude towards their learning and strategies to solve diverse problems. From these ideals, activities were developed based on the use of problem solving as a means to teach mathematics and in the Dialectic Object-Tool of Règine Douady, where prior knowledge is used as a tool to construct a concept, which at this moment has status Object and will be used later as a tool for the construction of new concepts. Was used as a strategy for routing the activities the Socratic Method, a philosophical method developed by Socrates, where the learner/student is led to conceive of his own ideas based on questionings made by the teacher. Thus, instead of having a receptive role of knowledge, the student becomes an active agent in their learning | - |
Descrição: dc.description | . 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética ferramenta-objeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método socrático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectical tool-object. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socratic method | - |
Título: dc.title | Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: