Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimentel, Solimá Gomes-
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Marcelo da Silva-
Autor(es): dc.creatorBorges, Jéssica Maria Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760024-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThis work was developed from experiences in classes of basic education, where it was realized that the work with solving of mathematical problems was little developed and the students were not familiar with these types of activities. From there, we sought theorists who defend the use of problem solving as a facilitator for a more meaningful in the sense of assisting the student in the development of an active attitude towards their learning and strategies to solve diverse problems. From these ideals, activities were developed based on the use of problem solving as a means to teach mathematics and in the Dialectic Object-Tool of Règine Douady, where prior knowledge is used as a tool to construct a concept, which at this moment has status Object and will be used later as a tool for the construction of new concepts. Was used as a strategy for routing the activities the Socratic Method, a philosophical method developed by Socrates, where the learner/student is led to conceive of his own ideas based on questionings made by the teacher. Thus, instead of having a receptive role of knowledge, the student becomes an active agent in their learning-
Descrição: dc.description. 57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectDialética ferramenta-objeto-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo socrático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectDialectical tool-object.-
Palavras-chave: dc.subjectSocratic method-
Título: dc.titleUma ação dialética na resolução de problemas matemáticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.