Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maicon Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Bárbara Faillace Torres dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760000 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicopedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de recursos multifuncional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | TEA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicopedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Título: dc.title | A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: