A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maicon Barbosa-
Autor(es): dc.creatorSantos, Bárbara Faillace Torres dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/760000-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSala de recursos multifuncional-
Palavras-chave: dc.subjectNeurodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectTEA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Título: dc.titleA importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.