Políticas públicas da educação de jovens e adultos no território usado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorPaula, José Carlos Milléo de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aldo Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alessandra Nicodemos Oliveira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Diego Carlos-
Autor(es): dc.contributorGirotto, Eduardo Donizeti-
Autor(es): dc.creatorRua, Emílio Reguera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759993-
Descrição: dc.descriptionEsta tese apresenta como objeto de investigação o descompasso entre a demanda e a oferta por escolarização de jovens e adultos trabalhadores no município do Rio de Janeiro. Como pressuposto da pesquisa, acredita-se que a reflexão geográfica possibilite realizar análises relativas ao nível de escolarização da sociedade e sua relação com as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da cidade do Rio de Janeiro, metrópole brasileira que apresenta grandes desigualdades socioespaciais em sua organização territorial. Nessa direção, o objetivo geral centra-se em compreender o descompasso no território usado da oferta e da demanda por EJA no município do Rio de Janeiro. A intenção é analisar de que forma a produção do espaço urbano condiciona a distribuição da população jovem e adulta com pouca escolaridade como na oferta de cursos de EJA pela rede municipal de ensino. Os objetivos específicos se configuram em ações que identificam o contexto geográfico e educacional no qual se dão as políticas públicas em questão. Assim, se pretende: (i) decodificar o indicador social Demanda Potencial por Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (DPEJAF) da população carioca no censo demográfico de 2010; (ii) entender as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos implementadas pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e; (iii) produzir mapeamentos e analisar a oferta e demanda por EJA na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, com base no campo de encontro entre a Geografia e a Educação (Geografia da Educação) é analisado o resultado do indicador educacional DPEJAF e o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), a partir da categoria território usado, categoria cunhada por Milton Santos, dentro de uma concepção de educação como direito social e humano. Como metodologia, foram utilizadas tabulações e mapeamentos relacionados ao DPEJAF e às desigualdades socioespaciais do município do Rio de Janeiro para observar como o território usado não é apenas uma categoria operante, mas nos ajuda a compreender a estruturação da distribuição espacial do fenômeno da demanda e da oferta por Educação de Jovens e Adultos no referido município. Por fim, houve queda de matrícula geral em função da queda da oferta na rede estadual e estagnação da oferta na rede municipal. Isso em meio a uma demanda potencial expressiva. Avaliamos que existe a opção política por não ver o problema e considerá-lo como foco da ação política.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis presents as an object of investigation the mismatch between demand and supply for schooling of youth and adult workers in the municipality of Rio de Janeiro. As a presupposition of the research, it is believed that the geographic reflection makes it possible to carry out analyzes related to the level of schooling in society and its relationship with public policies for Youth and Adult Education (EJA) in the context of the municipality of Rio de Janeiro, a Brazilian metropolis which presents great socio-spatial inequalities in its territorial organization. In this direction, the general objective focuses on understanding the mismatch in the used territory of the supply and demand for EJA in the municipality of Rio de Janeiro. The intention is to analyze how the production of urban space conditions the distribution of the youth and adult population with little education, as in the provision of EJA courses by the municipal education system. The specific objectives are set in actions that identify the geographic and educational context in which the public policies in question take place. Thus, the intentions are: (i) to decode the social indicator Potential Demand for Education of Youth and Adults in Elementary School (DPEJAF) of the population of Rio de Janeiro in the 2010 demographic census; (ii) to understand the public policies aimed at the Education of Youth and Adults implemented by the municipal education system in Rio de Janeiro and; (iii) to produce mappings and analyze the supply and demand for EJA in the municipal education system of Rio de Janeiro. For this purpose, based on the field of encounter between Geography and Education (Geography of Education), the result of the educational indicator DPEJAF and the Youth and Adult Education Program (PEJA) is analyzed from the used territory category, which was coined by Milton Santos, within a conception of education as a social and human right. As a methodology, tabulations and mappings related to DPEJAF and socio-spatial inequalities in the municipality of Rio de Janeiro were used to observe how the used territory is not just an operating category, but helps us to understand the structuring of the spatial distribution of the phenomenon of demand and offer for Youth and Adult Education in that municipality. Finally, there was a drop in overall enrollment due to the drop in supply in the state system and stagnation of supply in the municipal system. This happens amidst an expressive potential demand. We believe that there is a political option for not seeing the problem and considering it as the focus of political action.-
Descrição: dc.description140 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório Usado-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectOferta e Demanda educativas-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório usado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectUsed Territory-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Supply and Demand-
Título: dc.titlePolíticas públicas da educação de jovens e adultos no território usado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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